planta de imovel

A planta de imóvel é um documento técnico da elaboração do projeto. Portanto é comum surgirem dúvidas e curiosidade sobre suas especificidades. Quais são os tipos de planta? O que deve estar inserido no documento? Como analisar as representações presentes na planta de imóvel?

Nós vamos te ajudar a tirar essas dúvidas. E também estar mais preparado para analisar a planta do seu projeto ao lado do profissional. Continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre este importante documento no projeto de construção de um imóvel.

 

Alguns tipos de planta de imóvel

 

Planta baixa é o desenho do imóvel que é realizado com um corte horizontal a um metro e meio de altura a partir da base da casa. Nesse documento devem estar discriminados os ambientes do imóvel com a estrutura detalhada e medidas reais em escala.

Nesse documento o cliente pode ter uma noção de como todos os ambientes da casa irão se relacionar. Assim como saber como será o acesso ao imóvel, a relação do mesmo com a área externa do terreno. Nele estão especificadas medidas detalhadas das paredes como comprimento, largura e espessura da mesma, assim como das janelas e portas. Os móveis podem ou não estar representados na planta baixa.

A planta baixa serve de base para projetos complementares do imóveis. Tais como projetos elétricos, hidráulicos, paisagísticos, dentre outros que irão utilizar esse documento para representar as suas especificações.

planta de imóvel

planta de imóvel

 

 

Planta humanizada é o tipo de representação onde consta a representação dos móveis, do piso, do jardim da casa em desenhos detalhados, coloridos, uma representação mais próxima possível de como será o resultado final do projeto.

Essa planta de imóvel é voltado para o entendimento do público leigo para uma compreensão com maior facilidade dos detalhes do projeto. Ou seja, é um documento mais comercial, voltado para o cliente final.

 

Importância da planta para o projeto

Antes da realização efetiva da planta de imóvel, deve-se realizar estudos detalhados do local onde o imóvel será construído, sendo extremamente importante para antecipar a identificação de possíveis problemas no local. Com a planta elaborada, fica mais fácil quantificar os materiais que serão utilizados na obra, assim como todos os serviços que devem ser feitos.

Deixe um comentário