SISTEMA DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID: SABE O QUE ISSO SIGNIFICA?
Existem dois tipos de sistema de energia solar fotovoltaica: on grid e off grid. Há muitas dúvidas acerca dessas opções, como funcionam, quais as vantagens e qual é a melhor escolha para cada caso. No blog de hoje vamos te ajudar a entender melhor essas questões!
Tempo de leitura: 4 minutos
Navegue pela página:
Sistema On Grid
O sistema on grid é conectado à rede de distribuição de energia elétrica da concessionária. Através de um medidor bidirecional, toda a energia produzida pelo sistema é medida e injetada na rede da concessionária. Esse mesmo medidor calcula a diferença entre o quanto de energia foi injetada na rede e o quanto foi consumida e, a partir disso, se a produção de energia for maior que o consumo, o excedente é convertido em créditos de energia que poderão ser utilizados dentro de 5 anos. Dessa maneira, a conta de luz chega ao seu valor mínimo, o qual equivale à taxa mínima de disponibilidade da concessionária. Essa redução na conta de luz pode chegar a 95%!
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
- Alta redução na conta de luz;
- Possibilidade de adquirir créditos;
- Pode abater o valor da conta de luz de várias localidades distintas com um único sistema;
- Baixo custo de investimento comparado ao off grid;
- Energia limpa;
- Valorização do imóvel;
Desvantagens:
- Depende da rede de distribuição de energia;
- Sem armazenamento próprio de energia.
Sistema Off Grid
O sistema off grid não é conectado à rede, ou seja, ele é autônomo e necessita de um banco de baterias para armazenar a energia produzida. Para esse sistema é ideal o uso de baterias estacionárias, ao contrário das baterias automotivas que não são indicadas para essa finalidade. A energia armazenada poderá ser usada a qualquer momento, mesmo que o sistema não esteja funcionando por determinado tempo, como à noite. O sistema off grid é interessante para locais afastados e não abastecidos por uma rede de distribuição.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
- Utilização em locais remotos;
- Sem necessidade de pagar conta de luz;
- Possui sistema de armazenamento de energia;
- Não depende de uma rede de distribuição de energia;
- Não é afetado por apagões/blackout;
- Energia limpa;
- Valorização do imóvel;
Desvantagens:
- Alto custo de investimento;
- Abastece somente o local da instalação.
Afinal, qual o melhor sistema?
Depende do objetivo. Nos dias atuais, ter opções de energia tanto para locais remotos ou em questão de economia financeira é uma grande vantagem. Para tomar a melhor decisão entre os dois é importante observar alguns pontos. Nos casos em que se tem acesso a uma rede de distribuição, é quase sempre mais desejável o sistema on grid. Em casos de motores ou máquinas agrícolas, dependendo do nível de potência desejado, o sistema off grid pode ter um custo muito elevado, o que pode não ser interessante. Há vantagens e desvantagens em ambos sistemas, só depende do que o consumidor prioriza no momento. É muito importante que o contratante destes serviços pense sobre as variáveis e tome a melhor decisão visando melhor eficiência e custo benefício de cada sistema.
Nós, da Porte Empresa Jr., trabalhamos com o sistema on grid e estamos à disposição para te ajudar a reduzir sua conta de luz. Venha fazer uma consulta gratuita conosco!
Texto por:

Tascila Vieira - Engenharia Elétrica

Thales Mendes - Engenharia Elétrica