O Sistema Fotovoltaico possui grandes benefícios, principalmente para quem quer reduzir significativamente os custos e promover mais sustentabilidade. Mas você já se deparou com alguma informação sobre Energia Solar e ficou com dúvida sobre a veracidade? Para esclarecer de vez, trouxemos os principais mitos e verdades sobre esse sistema. Nos acompanhe no blog de hoje!
Tempo de leitura: 6 minutos
MITO. Apesar de não gerar energia durante a noite, o sistema fotovoltaico é projetado para ter uma geração superior ao consumo de energia no período diurno, sendo este excedente de energia direcionado a rede de distribuição e transformado em crédito para ser usado à noite pelo consumidor.
MITO. Ambos são super simples de serem executados. A respeito da manutenção recomenda-se uma vistoria semestral ou anual para limpeza das placas para otimizar a eficiência energética , visto que as placas podem acumular poeira, folhas ou até mesmo fezes de pássaros.
VERDADE. Existe uma pesquisa de mercado que diz que imóveis cuja instalação é feita, valoriza o imóvel em até 20%, além da agilidade para negociação do imóvel caso o proprietário resolva vendê-lo futuramente, cerca de 30%.
VERDADE. Algumas empresas disponibilizam para seus clientes o monitoramento remoto da produção de energia de suas usinas, através de aplicativos conectados à rede WI-FI, que é o caso da Porte Empresa Júnior.
VERDADE. Primeiro, o que consiste o projeto de lei n° 5829/2019? É basicamente uma taxação do fio B para produção de energia própria que entrará em vigor a partir de 2023. Diante disso, 2022 é o último ano para execução desse projeto para ficar livre dessas tarifas até 2045. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Veja como ficar isento das novas taxas.
MITO. O retorno financeiro, que chamamos de Payback, é calculado de acordo com o investimento inicial. Em média, está entre 3 a 5 anos. Todos esses estudos são feitos por profissionais na área para avaliarem a viabilidade econômica dessa instalação. Tendo em vista a vida útil dessas placas, 25 anos, um retorno entre 3 a 5 anos é muito atrativo, gerando uma economia enorme de até 20 vezes o valor do investimento inicial.
VERDADE. É possível fazer a transferência dos créditos excedentes entre propriedades onde a conta de luz esteja sobre o mesmo CPF/CNPJ ou CPFs/CNPJs diferentes, desde que seja firmado em contrato. Assim, você poderá transferir os créditos de energia para uma outra propriedade sua, ou realizar uma parceria com outros consumidores e construir um gerador de energia solar maior, dividindo a produção de energia.
Ficou com alguma dúvida? A Porte Empresa Jr. está disposta a te ajudar! Entre em contato conosco e realize uma Consultoria Gratuita.
Caio Sixel - Engenharia Elétrica
Victor Fernandes - Engenharia Elétrica
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.