O SIGNIFICADO DAS SIGLAS EM PROJETOS DE ARQUITETURA E EGENHARIA

A Arquitetura e as Engenharias trabalham muito com termos e normas mais técnicas, isso faz com que as siglas e abreviações sejam muito usadas. E, em se tratando de construir o seu sonho, é muito importante saber e entender o que elas significam. Para a elaboração de um projeto é preciso muita criatividade e empenho, mas, principalmente, é preciso comunicação. Grandes erros de projeto podem acontecer quando há falhas no entendimento do projeto e por isso é sempre importante que cliente e projetista estejam falando a mesma “língua”. A partir disso, já se pode perceber a importância de saber o que significam e entender a que se referem a siglas mais faladas na elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia civil, elétrica e ambiental.

Tempo de leitura: 6 minutos

Navegue pela página:

2 - Siglas mais usadas na Engenharia Civil

4 - Siglas mais usadas na Engenharia Ambiental

Siglas mais usadas na Arquitetura e Urbanismo

  • SAU – Secretaria de Atividade Urbanas. Esse departamento se responsabiliza principalmente por analisar projetos, alterar dados cadastrais e emitir o alvará que permite a construção solicitada;
  • CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O CAU, tem como função orientar, fiscalizar e auxiliar no aperfeiçoamento do exercício da profissão de arquiteto e urbanista;
  • PA – Projeto Arquitetônico. É um projeto bem completo e complexo que envolve a área de arquitetura e urbanismo, conta com criação de volumes, fachadas, paisagismo e o que mais o projeto demandar dentro da área;
  • IB – Informações Básicas para Aprovação de Projetos. O IB é um formulário que necessita de informações básicas sobre o cliente, o terreno e o projetista responsável. Com o encaminhamento do IB à prefeitura é possível conseguir informações importantes sobre as restrições e permissões aplicáveis ao terreno escolhido para o projeto.
  • ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. É um órgão encarregado de promover a normatização técnica brasileira. Assim, a ABNT fornece normas as quais o projeto deve atender;
  • RRT– Registro de Responsabilidade Técnica. Essa documentação diz respeito a implicações legais, e define então quem serão os responsáveis pela execução ou prestação de serviços direcionadas ao projeto solicitado e é vinculado ao CAU.

Siglas mais ultilizadas na Engenharia Civil

  • CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Assim como o CAU, essa entididade orienta, verifica e fiscaliza, porém é voltado para as profissões de engenharia e agronomia. O crea também estende suas ações à geografia, geologia e meteoreologia;
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. Essa documentação, assim como a ART, diz respeito a implicações e responsabilidades legais, porém é emitida por um profissional vinculado ao CREA.

Siglas mais usadas na Engenharia Elétrica

  • ANEEL – Agencia Nacional de Engenharia Elétrica. A ANEEL é uma agência Reguladora, que dentro das politicas federias brasileiras, produz, transmite e comercializa a energia elétrica do país.
  • RRT– Registro de Responsabilidade Técnica. Essa documentação diz respeito a implicações legais, e define então quem serão os responsáveis pela execução ou prestação de serviços direcionadas ao projeto solicitado. 

Siglas mais usadas na Engenharia Ambiental

  • SMA – Secretaria de Meio Ambiente. É responsável, principalmente, pela fiscalização e licenciamento ambiental, é também direcionada a regularização, conservação e recuperação de recursos naturais.
  • APP – Área de Proteção Permanente. São áreas que possuem um importante função ambiental, como preservar a paisagem, a estabilidade geológica ou recursos hídricos. Por isso é preciso em lei que estas áreas devem ser devidamente protegidas.
  • PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. É um projeto que identifica a produção de cada tipo de resíduo e indica formas adequadas de manejo em todo o processo de geração respeitando e consideram o bem estar ambiental.

Escrito por Taynara Carvalho.

Deixe um comentário