O retrofit é uma das práticas mais atuais dentro do mundo da Arquitetura e Construção. Essa é uma prática que teve origem na Europa, devido a necessidade de preservação de inúmeros prédios antigos que existem por lá. E cada vez mais vem sendo utilizada como solução entre arquitetos em todo mundo.
Mas você sabe o que é o retrofit? A seguir vamos apresentar os fundamentos dessa prática e sua importância para o mundo da construção. Continue a leitura e descubra.
O termo retrofit vem do inglês, que significa reforma. Porém o seu intuito é um pouco diferente de uma simples reforma. Ele se propõe a adaptar a otimizar as funcionalidades dos imóveis. Isso tudo sem alterar a estrutura original do mesmo.
A revitalização de edifícios acontece, portanto, sem que haja uma alteração nas características físicas do espaço.
O retrofit aparece como solução para um impasse comum no mundo da construção. Uma vez que existem inúmeros prédios, que apresentam condições de uso e estruturais muito precárias, o que dificulta a habitação e circulação das pessoas. Porém, as reformas e demolições eram limitadas muitas vezes pela legislação ou resistência do proprietário com grandes mudanças.
E então o retrofit surgiu como solução, sendo uma prática que preserva o patrimônio e ao mesmo tempo atualiza as estruturas para que seja viável uma utilização adequada do espaço.
Um dos principais usos da prática é na atualização de patrimônios históricos. Por lei, eles não podem passar por nenhuma reforma que altere a personalidade do ambiente. E o retrofit atua com intuito de promover a revitalização do edifício.
Um dos objetivos da utilização da técnica, portanto é a de preservação da memória e história do imóvel.
Para a realização do procedimento deve haver um planejamento prévio, onde deve ser identificado os problemas estruturais que devem ser reparados nos imóveis. Em seguida será realizada uma demolição controlada, depois será feito um reforço na estrutura do imóvel.
Outra etapa do retrofit é a de substituição e modernização da parte elétrica e hidráulica do espaço e por último também pode ser realizada uma revitalização da fachada.
Além de preservar as características e personalidade do espaço, o retrofit oferece uma atualização técnica. O que garante mais segurança e funcionalidade para os usuários do espaço e prolonga a vida útil da construção.
Não se limita apenas a reformas em edifícios, mas em qualquer construção tanto público quanto espaços privados.
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.