O projeto de Combate e Prevenção ao Incêndio (CBI) tem como objetivo guiar o proprietário na instalação de todos os equipamentos de segurança necessários para a edificação, como por exemplo, placas de sinalização, extintores e alarmes de incêndio, cujas especificações são apresentadas pelo Corpo de Bombeiros de cada região, nas chamadas Instruções Técnicas (IT). Mas afinal, quais as vantagens em se realizar um Projeto de CBI para a edificação?
Esse projeto é exigido para regularização do imóvel, ou seja, o projeto é imprescindível para que algumas edificações estejam de acordo com todas as exigências feitas pela prefeitura e portanto esteja dentro da lei. O projeto é exigido para empreendimentos que apresentam as seguintes condições:
– Edificação com risco leve e mais de 1500 m² de área ou, no caso de edificações com risco moderado ou elevado, é necessário apresentar projeto acima de 1000 m²;
– Se o risco for leve e a altura for superior a 9 metros ou acima de 6 metros em caso de risco moderado ou elevado (sendo medido do piso mais baixo ocupado ao piso do último pavimento);
– Toda edificação ou espaço destinado ao uso coletivo, sob pena de multa ou até interdição.
Ressaltando que as classificações em relação ao risco de incêndio são definidas pelo corpo de bombeiro em função da carga de incêndio do local, definida de acordo com o uso e ocupação do imóvel. Todas essas informações podem ser consultadas nas instruções técnicas (ITs) no site do Corpo de Bombeiros.
2) PREVENÇÃO DE SANÇÕES
Em casos onde a edificação apresenta um projeto que não cumpre com as especificações da norma ou até mesmo não apresenta um projeto, o proprietário está sujeito a penalidades, como multas e desaprovações de alvará de funcionamento. Em situações onde há risco iminente de incêndio ou pânico será aplicada uma pena de interdição, podendo haver paralisação total ou parcial das atividades do empreendimento.
Vale citar que o Corpo de Bombeiros emite o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), sendo um alvará que regula o funcionamento de empreendimentos em relação a aspectos de incêndio e pânico, sendo necessário a apresentação do projeto CBI do estabelecimento para sua obtenção. O AVCB tem validade variável conforme o tipo de edificação, sendo necessário se atentar aos prazos para manter a situação regularizada.
3) COMPATIBILIZAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DA CONSTRUÇÃO
Prezamos pela compatibilização entre todos os projetos envolvidos na concepção de uma edificação, de forma a reduzir falhas e dúvidas que podem surgir durante a obra e, consequentemente, seus desperdícios e custos.
4) GARANTIA DE SEGURANÇA DO IMÓVEL
Com uma correta elaboração do projeto pode-se prevenir e eliminar possíveis danos causados por incêndios, resguardando os proprietários de grandes prejuízos financeiros. Empreendimentos que não apresentam um projeto de CBI sofrem sérios riscos, visto que o fogo é um elemento destruidor e perigoso, podendo comprometer toda a estrutura da edificação.
5) RESPONSABILIDADE COM A VIDA
Por último, uma das mais importantes vantagens do projeto é proteger a integridade física dos usuários em casos de incêndio. Um projeto de CBI é elaborado pensando na fácil circulação de pessoas, em uma boa sinalização do ambiente, no posicionamento estratégico de instrumentos de segurança e no dimensionamento adequado de saídas de segurança, fazendo com que em uma situação de emergência, seja mais fácil a evacuação das pessoas, evitando assim grandes tragédias.
Na Porte fazemos o projeto de CBI levando em consideração todas as vantagens descritas e a máxima qualidade! Entre em contato com nossos especialistas que estão prontos para te atender!
Denys Rangel - Engenharia Civil
Natália Brand - Engenharia Civil
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.