O Projeto Topográfico é uma importante etapa de qualquer projeto de construção, sendo indispensável desde o momento de planejamento até o decorrer das obras. Portanto, se você está pensando em construir seu imóvel em breve, você precisa entender a importância da topografia nesse processo.
Continue a leitura e descubra quais são as principais especificidades do projeto topográfico. Entenda também porque ele é tão importante para a sua obra.
O projeto topográfico é o primeiro passo para qualquer projeto de obra. Basicamente ele consiste no levantamento técnico e na representação de pontos notáveis do relevo. Assim como possíveis acidentes topográficos de uma determinada porção do terreno onde será realizada a construção.
Dessa forma, tem-se as representação das características do terreno, como coordenadas, limites, áreas, metragens, desníveis do terreno e acidentes geográficos, perfil do terreno, entre outros. Além disso, indica a localização de elementos que podem interferir na realização das construções.
A primeira etapa de um projeto topográfico é a fase de coleta. Ou seja, é o momento em que os profissionais especialistas vão até o local da construção e com os devidos equipamentos realizam a coleta de dados com as características do terreno.
Em seguida, é necessário processar e analisar os dados recolhidos no local. Para então realizar a representação planialtimétrica dos pontos notáveis e acidentes topográficos no terreno.
A representação planialtimétrica se divide da seguinte maneira:
A planialtimetria é, portanto, a representação dessas informações obtidas na altimetria e planimetria, colocadas em uma única planta.
Nesta planta, os acidentes de relevo do terreno são identificados por curvas de níveis, que são linhas que representam pontos de mesma altitude. E com isso, conseguimos uma melhor análise nas etapas de concepção do futuro projeto.
A importância de um projeto topográfico
Seu principal benefício para a construção de uma obra é possibilitar uma facilidade na locação da obra de forma a evitar possíveis elementos que possam identificar elementos que interfiram na elaboração do projeto. Portanto, a planta topográfica irá conter detalhadamente todas as especificidades do terreno, como onde não se deve realizar uma fundação, por exemplo.
O projeto topográfico irá servir de base para os demais procedimentos da obra. Já que com ele temos a obtenção dos corretos desníveis do terreno, em relação a aclive e declive, os cálculos para corte e aterro e o detalhamento das especificidades do terreno. Garantindo com isso maior segurança durante as obras e precisão dos projetos de construção. Além de atuar no planejamento e projeto de construção, o topógrafo também pode atuar na fase de locação do empreendimento.
Um dos serviços oferecidos pela Porte é o do projeto topográfico, onde nossos membros irão realizar todo o levantamento e a representação planialtimétrica dos pontos notáveis e acidentes geográficos e de relevo do terreno para o cliente. Entre em contato conosco para mais informações e para realizar um orçamento para o seu projeto.
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.