Projeto Quilombola: a realização de um sonho!

Projeto Quilombola: A realização de um sonho!

Um dos projetos mais marcantes para a história da Porte Empresa Júnior com certeza foi o projeto e construção para a Comunidade Quilombola Colônia do Paiol, em Bias Fortes – MG. O projeto foi referente à construção de um galpão como sede da comunidade dando oportunidades de infraestrutura, cultura, lazer e atividades econômicas.

A comunidade Colônia do Paiol possui atualmente 800 moradores e possui uma associação de moradores organizada e unida, porém muitas pessoas saiam da região para trabalhar e estudar, o que acaba enfraquecendo a história local. O projeto do galpão como sede da comunidade tinha exatamente o objetivo de sanar esse problema, trazendo uma maior infraestrutura para para dar oportunidades de emprego, aprendizado e lazer. 

Para manter as características locais, foi feito o projeto arquitetônico pensando na identidade das construções locais, onde o galpão era composto por um salão para fazer palestras e receber visitas, uma cozinha para fabricação de produtos artesanais, uma despensa para guardar alimentos  e dois banheiros com chuveiros, sendo um deles com acessibilidade. Além do projeto arquitetônico, a Porte contribuiu com todos os projetos base para construção do galpão, contando também com projeto topográfico, elétrico e hidráulico, tudo bem alinhado com os engenheiros responsáveis pela execução e com as necessidades da comunidade.

Logo após a finalização dos projetos, começou ,de fato, a construção do galpão. A Porte atuou nesta etapa no gerenciamento e acompanhamento de todo o processo, de forma a garantir que os projetos fossem executados de forma correta em conjunto com os engenheiros executores. Para movimentar a economia local e trazer renda para a comunidade, a mão de obra foi integralmente composta pelos moradores da localidade. 

No mês de março deste ano foi feita a entrega do projeto para a Comunidade Quilombola Colônia do Paiol.  O espaço, que irá viabilizar a realização das mais diversas atividades, já está finalizado e disponível para utilização pela comunidade. 

Figura 1: Imagem do Galpão finalizado.

Em entrevista para a Universidade Federal de Juiz de Fora, o professor de Geografia da UFJF e coordenador do Laboratório Kizomba Namata, que atua com pesquisa e extensão em comunidades quilombolas, Leonardo Carneiro , destacou a importância do local para a população. “A ideia é que o lugar vá crescendo com o tempo. Hoje, serve como sede social, onde acontece a recepção aos visitantes, onde se serve comida, se sediam eventos culturais, festas, aniversários, etc. É um espaço onde estudantes ou pesquisadores podem se hospedar, além de uma oportunidade de qualificação para os moradores, já que pode oferecer cursos e oficinas.”

A entrega do projeto foi motivo de muita felicidade para os membros da Porte, que acompanharam de perto a concepção e construção do galpão. Laís Moraes, uma das responsáveis pelo Projeto Arquitetônico,  ressalta sobre a satisfação com a finalização da obra.  “Foi um privilégio ter contribuído para o crescimento da Comunidade do Paiol. Uma experiência com muitos desafios, que exigiu muita dedicação e comprometimento de toda a equipe envolvida ao longo do projeto, e muito foco para enfrentar as adversidades durante a execução. Era um sonho da comunidade que se tornou nosso também e ver a sede finalizada e entregue é uma alegria enorme!” 

A Porte agradece imensamente a oportunidade de fazer parte do projeto e ajudar na construção de um sonho da Comunidade Quilombola Colônia do Paiol. Foi um projeto de grande impacto não só para a comunidade mas também para todos que participaram da elaboração do projeto, que atingiu o seu objetivo final e alcançou 9 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o de Educação de Qualidade e o de Emprego Digno e Crescimento Econômico. 

Precisando de algum projeto de Engenharia ou Arquitetura? Entre em contato com a Porte! Temos especialistas nas áreas e podemos proporcionar projetos de alta qualidade, visando sempre a segurança, economia e satisfação dos nossos clientes.

Por Ariádine Silva e Beatriz Machado

Deixe um comentário