layout

O processo de construção de um imóvel é extremamente complexo, são diversas etapas que precisam ser pensadas em conjunto para que então o imóvel esteja de pé. O projeto de layout é uma importante etapa deste planejamento do imóvel e precisa de atenção especial para a construção de um espaço funcional.

A seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o projeto de layout de interiores, quais são suas especificidades e qual a sua importância para a obra. Continue a leitura e descubra.

O que é um projeto de layout?

Um projeto de layout de interiores se refere à organização interna dos ambientes do imóvel. Em suma, consiste nas intervenções que envolvam adaptações internas através de disposição de mobiliário a ser adquirido ou já existentes e alteração/instalação de divisórias, serviços simples de pintura, além de mudança de pontos elétricos. Seu principal objetivo no projeto arquitetônico é a otimização dos espaços e fluxo de pessoas, garantindo assim o melhor desempenho possível das atividades a serem realizadas no imóvel em questão.

Importância do projeto de layout

O principal benefício do projeto de layout para o imóvel é a certeza da elaboração de um ambiente que seja funcional, traga conforto e bem-estar aos usuários. Profissionais especializados irão propor soluções estratégicas nas áreas de circulação e com isso vão otimizar o dia a dia do cliente.

Um bom projeto de layout leva em consideração a funcionalidade e a melhor utilização do espaço, a fim de que todos os usuários consigam usufruir o ambiente de forma mais harmônica e aconchegante. 

O projeto de layout é muito importante também para a concepção de demais projetos complementares do imóvel. Tais como o projeto de Instalações Elétricas, por exemplo, já que a posição dos móveis no ambiente irá influenciar diretamente na definição dos melhores pontos de instalações de tomadas, interruptores e a parte elétrica do ambiente como um todo.

Outro fator que comprova a importância desse projeto para a sua obra é que ele possibilita que os demais projetos sejam compatíveis com as reais expectativas do cliente. Isso acontece pois com o planejamento do ambiente interno pronto, com dimensões reais do que será construído, qualquer ajuste necessário pode ser feito previamente, antes mesmo do início das obras. Evitando erros e possíveis retrabalhos no projeto.

Como funciona o projeto de layout?

O projeto como um todo irá girar em torno das expectativas do cliente e claro, de acordo com as particularidades do ambiente. Para que o projeto de layout atenda às necessidades dos usuários, o arquiteto deve procurar entender a rotina de quem vai utilizar o espaço, para então entregar uma solução que vá de acordo com tais especificidades.

Para adequações ou reforma do ambiente, deve ser feito também um levantamento do local colocando tudo isso numa planta baixa. Quanto mais detalhado melhor: medidas e estruturas que podem influenciar na elaboração do projeto de layout, como os pilares e vigas, pontos de água, dentre outros. O ambiente também deve ser analisado, como a iluminação e ventilação no local, por exemplo. Se o cliente quer um ambiente com iluminação natural ou mais artificial, tudo isso vai influenciar em como será o posicionamento dos móveis e equipamentos no local.

O que deve conter o projeto?

É representado por uma planta baixa, com indicações de móveis, especificações de materiais, indicações de pontos elétricos e outros detalhes. A partir dessa planta também é possível estabelecer a localização em planta de móveis sob medida para serem detalhados, se necessário. Esse projeto geralmente é apresentado com uma planta humanizada, para melhor visualização do imóvel e maior assimilação do cliente. 

Projeto de Interiores na Porte

A Porte oferece o projeto de interiores, onde nossos consultores irão propor soluções para a elaboração de um ambiente funcional e confortável para o cliente. Para mais informações sobre o serviço, assim como a solicitação de um orçamento gratuito, clique aqui e entraremos em contato!

Deixe um comentário