Você já parou para pensar o quanto a iluminação pode mudar um ambiente? Quando trocamos um tipo de lâmpada em nossa casa é que realmente percebemos a influência da luz em nosso cotidiano. Pensando nisso, vamos abordar a importância de um bom projeto de iluminação para a arquitetura de um imóvel.
O projeto luminotécnico deve fazer parte do processo de construção do seu imóvel e ser pensado junto com o projeto arquitetônico. Dessa forma, teremos um ambiente muito mais valorizado esteticamente.
Quer saber como valorizar o seu imóvel com uma boa iluminação? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre os objetivos do projeto de iluminação e quais seus benefícios. Além disso, vamos apresentar também algumas dicas de como valorizar o seu ambiente usando a luminotécnica.
O Projeto Luminotécnico é a união entre a iluminação artificial e o projeto arquitetônico. Seu objetivo é a projeção de um ambiente iluminado de forma funcional, assim como o cuidado com a valorização estética do mesmo. Ou seja, uma iluminação é capaz de transformar um ambiente simples em algo sofisticado e muito mais personalizado.
O melhor momento de buscar por um projeto de iluminação é após a definição da dimensão dos ambientes e do layout do imóvel. Dessa forma, o profissão responsável por propor soluções de iluminação pode realizar um estudo para definir a proporção ideal de luz para cada espaço. Assim como definir itens como os tipos de iluminação que serão utilizados e os locais corretos para cada lâmpada, por exemplo.
É muito importante que haja um alinhamento entre o profissional que irá realizar o projeto de iluminação e o cliente, pois a iluminação do ambiente também deve ter conexão com os hábitos e com a especificidade de uso que será feito de cada cômodo.
Como já dissemos é importante entender a finalidade de cada lugar para propor a melhor solução em iluminação. Por exemplo, para o quarto é recomendado uma iluminação mais aconchegante, para leitura e trabalho, a luz precisa ser mais intensa e por aí vai.
Confira alguns dos tipos de iluminação mais comuns utilizados nos projetos de iluminação.
Após determinar o estilo de iluminação a ser utilizado em cada ambiente do imóvel, o próximo passo é a definição do tipo de lâmpada. Separamos para você os tipos mais comuns utilizados. Confira:
São as lâmpadas mais antigas e têm sido substituídas devido a sua baixa eficiência. Produz uma luz amarelada. Tem vida útil de cerca de 2 mil horas.
Têm sido cada vez mais utilizadas em residências e espaços comerciais devido a sua boa eficiência luminosa e baixo consumo. Este tipo de lâmpada pode ser encontrado em diferentes cores (branca, amarela, azul). Tem vida útil de 3 mil a 20 mil horas.
A luz de LED proporciona uma boa iluminação e tem uma maior durabilidade. Assim como as lâmpadas fluorescentes, ela também ajuda na economia de energia, chegando a ser até 80% mais econômica que as lâmpadas incandescentes. Existem em diferentes tonalidades. Vida útil entre 15 mil e 40 mil horas.
Se você está em dúvida de qual cor utilizar no ambiente, você precisa levar em consideração quais sensações você deseja despertar no espaço. As lâmpadas com temperatura de cor mais quente são recomendadas para áreas sociais, enquanto as de cores frias são mais indicadas para áreas de trabalho e cozinha.
Saiba também tudo sobre o projeto de interiores e como otimizar o seu espaço clicando aqui!
A Porte oferece o projeto luminotécnico que vai atuar na criação e planejamento da iluminação do seu imóvel. Levando em consideração as áreas de trabalho, manutenção e utilização. São considerados o conforto no local, a estética, a economia e a sustentabilidade do sistema.
Ficou interessado? Clique aqui e peça uma proposta personalizada!
Agora que você já conhece os objetivos do projeto de iluminação, separamos algumas dicas para você se inspirar e criar um ambiente ideal para você. Confira!
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.