PREVINA ERROS: PROJETOS COM TUBULAÇÕES COMPATIBILIZADOS

A compatibilização de projetos é uma etapa de extrema importância para a realização de projetos, ela reduz os gastos extras e prevê contratempos. No blog de hoje vamos apresentar a compatibilização entre projeto de reúso de águas pluviais e hidrossanitário.

Tempo de leitura: 3 minutos

Navegue pela página:

A compatibilização de projetos nada mais é que conciliar dois ou mais projetos, sejam da mesma área ou áreas diferentes. Esse processo consiste na análise de interferências e possíveis resoluções para entregar a solução personalizada ao cliente. Nos projetos de reúso de águas pluviais e hidrossanitário é necessário que as tubulações fiquem embutidas nas paredes, compatibilizado com o arquitetônico. Além disso, é fundamental que não haja intersecção entre as tubulações. Portanto, as áreas da Engenharia precisam estar sempre alinhadas.

Projeto Hidrossanitário com aquecimento e Projeto de Captação e Reuso de Águas Pluviais

O Projeto de Reúso

O projeto consiste na captação das águas pluviais em coberturas e telhados e armazenamento para utilizá-las para fins não potáveis como descarga, irrigação de jardim, lavagem de carros, entre outros. O projeto apresenta o traçado das tubulações, posicionamento dos pontos hídricos, dimensionamento das caixas d’água e da bomba.

Suas vantagens são inúmeras, podendo citar economia, sustentabilidade, manutenção de baixo custo e instalação rápida, auxílio para conter enchentes, alternativa para crise hídrica.

O Projeto Hidrossanitário

Também conhecido como projeto hidráulico, o hidrossanitário promove o bom funcionamento das tubulações de água e de esgoto de um empreendimento. Quando é bem dimensionado, bem planejado e bem executado, a tubulação não gera mau cheiro e corre poucos riscos de entupimento. Um dos empecilhos do projeto hidráulico é o traçado dos tubos. Com tantos pontos hidráulicos espalhados pela planta baixa, as tubulações podem acabar passando por lugares indesejados, por exemplo, a tubulação do projeto de reúso.

Além dos tubos de reúso de águas pluviais, o projeto hidráulico deve-se atentar para o posicionamento de vigas e pilares que sustentam as edificações, isto significa que deve haver uma compatibilização também com o projeto estrutural, pois uma compatibilização ruim entre estes projetos, pode causar danos estruturais graves na construção.

 

Benefícios da compatibilização

  • Prevenção de erros e contenção de riscos: Ter projetos compatibilizados é uma maneira de assegurar que erros não aconteçam, pois garante um bom funcionamento no canteiro de obras. 
  • Economia: Realizando projetos compatibilizados há uma minimização de custos na execução da obra, pois através deles é possível dimensionar os custos de materiais, sem precisar refazer etapas da execução.  
  • Execução facilitada: Sem a necessidade de readaptações do projeto dentro do canteiro de obras, a execução transcorre de maneira mais eficiente.

Quer evitar erros e contenção de riscos? Garanta a compatibilização dos seus projetos com a Porte! Entre em contato conosco, estamos dispostos a ajudar você!

Texto por:

autor

Luana Santos - Engenharia Ambiental e Sanitária

Thiago Naves - Engenharia Civil

Entre em contato conosco!

[form id="4973"]

Deixe um comentário