Por que investir em automação residencial na fase de projeto da sua casa? Veja 5 motivos!

O mercado da automação residencial tem crescido rapidamente no Brasil, mas ainda há um grande potencial a ser explorado para que esse tipo de serviço e tecnologia entre na casa das pessoas.

E, quais os benefícios da automação residencial?

Controlar sua casa, apartamento, consultório… pelo smartphone ou pela voz, sistemas de áudio e vídeo integrados com a iluminação, segurança e temperatura da casa são alguns dos benefícios proporcionados pela automação. Além disso, a automatização aperfeiçoa as suas tarefas, tornando-as mais ágeis e  fazendo com que o tempo gasto seja mais útil e divertido. 

E aqui, vamos listar os 5 principais motivos para você investir em automação na fase de projeto da sua casa.

1. Preparação da casa

Para que você possa ter o controle de tudo da sua casa na palma da sua mão, antes é necessário instalar alguns equipamentos nas caixinhas de tomada ou luz, por exemplo.

Isso exige que algumas condições de espaço e técnicas sejam respeitadas para que a automação funcione bem, e nada melhor do que pensar nisso na fase de projetos.

 

2. Conectividade de alta performance

Não é comum que projetos residenciais de arquitetura e engenharia especifiquem a melhor distribuição e posicionamento de cabos e equipamentos de internet no interior da casa.

Por isso, é importante que seja feito o projeto de dados e cabeamento estruturado, que vai planejar a utilização cabeada e por Wi-Fi da internet, e como será o acesso de moradoras e moradores à conexão com a rede.

 

3. Integração com a arquitetura

Tudo que for pensado com relação à decoração da sua casa, precisa da sua aprovação, concorda?

Com a automação também é assim, porque ela é 100% personalizável ao seu estilo de vida e utilização do seu espaço. Então, quando a automação residencial e os projetos de arquitetura caminham juntos, a solução final traz o melhor resultado possível, adaptado para o que você considera como conforto, sofisticação e praticidade!

 

4. Economia

A etapa da obra em que são feitas as passagens de cabos elétricos e de redes, geralmente acontece antes dos acabamentos com forros de gesso, painéis de madeira e etc. Além disso, tudo precisa ser planejado para que você não tenha custos extras e dores de cabeça.

Com o planejamento da automação durante a fase de projetos, isso não é diferente, tornando tudo mais exato e minimizando possíveis problemas que podem dificultar a instalação após a obra estar concluída.

 

5. Segurança

Quando falamos em um tipo de serviço que envolve a parte elétrica, sempre é necessário medidas de segurança que protejam as pessoas que irão utilizar daquilo após pronto.

Como já dissemos por aqui, é perfeitamente viável que as intervenções necessárias sejam feitas em casas já construídas, mas claro que se a automação for realizada durante reforma ou construção, as condições são mais favoráveis para que tudo saia bem e ofereça o máximo de segurança possível ao sistema.

A tecnologia é uma ferramenta que nós, seres humanos, criamos e dificilmente você terá acesso a um novo modelo de um produto ou serviço em que a tecnologia regrediu. Ou seja, ela só avança!

Mas é importante que seja utilizada a serviço das pessoas, e não contra elas, para que ela contribua em tornar nossa vida mais prática e eficiente. Desse modo, deseja tornar a sua casa mais inteligente e automatizada? Entre em contato conosco. A Porte Empresa Jr. possui especialistas que podem te ajudar!

Por Roberto Lemos

Deixe um comentário