Por que fazer um projeto de instalações elétricas? Sua importância em 4 pontos.

Toda obra tem como base a realização de projetos por profissionais capacitados e habilitados, de forma a garantir toda a segurança do empreendimento. Ao optarmos por construir uma casa, precisamos fazer um investimento para que saia tudo como se espera, e assim, obtenhamos a casa dos sonhos. O Projeto de Instalações Elétricas é um desses investimentos necessários, para que tudo em seu projeto esteja em harmonia e bem planejado. No post de hoje falaremos sobre:

  • Importância de um Projeto de Instalações Elétricas;
  • Vantagens;
  • Problemas evitados com o projeto;
  • E muito mais!

1- Finalidade e importância de um Projeto elétrico:

Muitas pessoas acreditam que o projeto de instalações elétricas de uma residência é uma parte que pode ser desconsiderada do planejamento de uma reforma ou da construção de uma casa, porém o gasto no futuro pode ser muito maior com um projeto mal executado. Além disso, essas pessoas não compreendem a importância desse projeto e a quantidade de riscos que podem ser evitados  através da realização dele. 

O projeto de instalações elétricas de uma residência tem como base as especificações técnicas para os elementos elétricos de uma instalação, ou seja, ele planeja toda a segurança da instalação através do dimensionamento de todo o cabeamento da instalação e das proteções, facilita para futuras expansões e produz conforto e personalização dos ambientes.  Além disso, o planejamento deste projeto gera economia no tempo de execução e na quantificação dos materiais que serão utilizados, evitando assim desperdícios. 

2- Benefícios de um bom Projeto elétrico:

Com a realização de um projeto de instalações elétricas temos certeza de que podemos utilizar de forma segura e eficaz todos os equipamentos elétricos e eletrônicos sem medo de que ocorra algum problema ou acidente com a rede elétrica.

Além disso, o projeto elétrico tem informações básicas muito importantes durante a execução da obra, como exemplo podemos utilizar a lista de materiais que contém todos os materiais que serão utilizados na obra, além da metragem dos condutores que serão necessários para a instalação.

Através disso podemos nos planejar com antecedência sobre preços disponíveis no mercado com algumas pesquisas, o que por consequência trará economia financeira. Além disso, o projeto elétrico também especifica os locais onde ficarão as tomadas, interruptor, pontos de luz dentre várias outras informações, trazendo agilidade na hora da execução e evitando problemas como:

  • Esquecer de colocar tomadas em alguns cômodos;
  • Não colocar tomadas suficientes nos ambientes para que ele seja funcional;
  • Colocar tomadas em alturas erradas;
  • Má distribuição dos condutores para os quadros.

Dentre outros problemas.

Podemos também ver que através da realização deste projeto, evitamos acidentes e problemas com as instalações elétricas da residência.

3- Problemas que podem ser evitados com a realização do projeto:

Ao descartarmos esse investimento, possibilitamos que as instalações elétricas sejam feitas sem os cuidados necessários, o que representa um grande risco, não apenas para a edificação, mas também para as pessoas que ali transitam. Portanto, com um dimensionamento de carga incorreto os aparelhos elétricos poderão vir a queimar e causar transtornos, além de poder causar riscos gravíssimos de incêndio devido a falhas nos sistemas de proteção.

Além dos riscos com a segurança citados acima, não ter um projeto elétrico pode gerar problemas que durarão por toda a vida útil da instalação.

  • Falta de capacidade de corrente dos circuitos;
  • Falta de circuitos elétricos necessários.

Tais problemas trazem perda elétrica na instalação, gerando contas de energia mais altas e risco de curto-circuito. Já em casos de circuitos mais longos, há o problema de queda de tensão, levando a possíveis falhas de equipamentos ligados à rede da concessionária e necessidade de condutores de maior seção, que possuem custo mais elevado.

4- Principais Vantagens de realizar o projeto:

Dentre as principais vantagens de se realizar um projeto elétrico, podemos citar:

  • Um projeto feito de acordo com as normas da ABNT (NBR 5410) evita que os dimensionamentos dos cabeamentos da instalação sejam feitos de forma incorreta, evitando possíveis gastos a mais com as contas de luz e problemas com segurança;
  • Garantia de que o dimensionamento dos materiais utilizados seja feito com exatidão, evitando possíveis gastos com materiais sub ou superdimensionados;
  • Assegura que sua instalação tenha uma infraestrutura elétrica feita da forma correta, evitando possíveis quedas de energia decorrentes do desligamento de chaves no quadro geral, como também prevenindo choques acidentais, algumas vezes até fatais, através dos dispositivos DRs;
  • Versatilidade de alocação dos pontos de tomadas, iluminação e condutos, de forma que alguma mudança possa ser realizada no futuro sem que o cliente seja prejudicado;
  • Garante proteção contra surtos de tensão da rede elétrica, como descargas atmosféricas (raios) e sobretensões de manobra através da utilização de dispositivos DPSs.

Todos esses pontos trazem agilidade na hora da execução de uma obra e evitam assim possíveis problemas como os já citados anteriormente. Portanto, o projeto elétrico é de suma importância para grandes e pequenas obras, visto que ele fornece garantia de um serviço seguro e eficaz, além de representar uma considerável economia para a execução da obra.

Atualmente temos no mercado profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos elétricos, os engenheiros eletricistas, e os profissionais responsáveis pela execução de todo o projeto, os técnicos eletricistas. 

Por fim, ressaltamos a importância de contratar profissionais qualificados e que nos dão a segurança de que o nosso projeto está em boas mãos!

Está precisando de um projeto desse? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria gratuita! A solução perfeita para o seu projeto está na Porte empresa Jr!

E aí, pronto para começar a realizar o seu sonho?

Por João Vitor Assis e Tiago Oliveira. 

Deixe um comentário