O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) visa garantir e orientar o correto manejo de resíduos gerados por estabelecimentos especializados em serviços de saúde humano ou animal. Se você possui uma clínica veterinária ou um pet shop, quais são as vantagens de se contratar um projeto de PGRSS? No blog de hoje iremos abordar essas questões.
1) CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Os estabelecimentos de clínica veterinária e pet shop devem possuir, obrigatoriamente, um PGRSS, em conformidade com a resolução CONAMA nº 358 de 2005, sendo passíveis de multas aqueles que não o possuírem.
2) CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DOS RESÍDUOS GERADOS
O PGRSS engloba a caracterização dos resíduos do empreendimento, dessa forma é possível se ter o controle e a quantificação do que é gerado nas atividades. Além disso, há a possibilidade de minimizar os desperdícios ou até mesmo evitá-los, de forma a reduzir gastos com processos desnecessários.
3) ELIMINAÇÃO E PREVENÇÃO DE RISCOS BIOLÓGICOS
Esses empreendimentos geram resíduos de caráter biológico, infectante e perfurocortante, tais como agulhas, bisturis, resíduos de vacinação e materiais e recipientes que contêm sangue, urina e fezes de animais. Dessa forma, é importante a implementação do correto gerenciamento dos resíduos para que não haja a contaminação em animais e pessoas por patógenos.
4) MARKETING VERDE
O número de consumidores preocupados com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável vem crescendo cada vez mais. Utilizando a estratégia do marketing verde, a empresa passa a ter maior visibilidade e credibilidade, se sobressaindo aos concorrentes e, dessa forma, gerando maior lucro.
Possui um empreendimento desse tipo? Entre em contato conosco para realizar uma consultoria do projeto e elaborar o seu PGRSS, contamos com uma equipe qualificada e competente para te atender.
Ariane Alves - Engenharia Ambiental e Sanitária
Pyetra Basile - Engenharia Ambiental e Sanitária
Lorem ipsum dolor siamet enet
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.