Procurando algum material para deixar seu ambiente mais iluminado? O policarbonato na construção civil pode ser a solução pra você. Ele oferece uma luminosidade confortável e é altamente resistente aos impactos do clima.
A seguir vamos apresentar quais são as especificidades deste material e como você pode utilizá-lo na sua obra. Continue a leitura e descubra!
O policarbonato é um tipo de polímero (plástico) que é composto por carbonatos, ou seja ligações de carbono com oxigênio. É um material semelhante ao vidro, que oferece alta resistência e conforto térmico para o ambiente. Inclusive, o policarbonato na construção civil é até 250 vezes mais resistentes que o vidro.
Além disso, o policarbonato pode ser maleável, ou seja, ele é composto de materiais que podem ser curvados a frio. Essa característica é um de seus diferenciais, o que oferece um leque de possibilidades para a construção civil e arquitetura.
O policarbonato na construção civil é mais encontrado, principalmente em telhados e paredes. E em duas formas distintas: chapas e telhas de policarbonato. Além disso, o material possui quatro tipos diferentes de padronagens para aplicação, são elas: transparente, opaco, canelado e liso.
Esse material é utilizado principalmente para cobrir áreas externas do imóvel, como em áreas de piscina, jardim, garagem etc. Essa procura acontece devido a sua resistência a altas temperaturas e também por propiciar um aumento da iluminação natural no ambiente.
É possível também utilizá-lo em ambientes internos também para propiciar um aumento da iluminação natural. Uma dica é substituir o vidro por ele, uma vez que o policarbonato oferece até 90% de transparência.
Os benefícios do policarbonato
Como já dissemos anteriormente o policarbonato é um material altamente resistente, versátil e possui excelente durabilidade na construção.
Devido sua possibilidade de curvatura, sendo facilmente moldável nos mais diversos formatos, ele oferece designs modernos e sofisticados para o imóvel. Ideal para inovar na arquitetura do ambiente e ainda contando, claro, com a luz natural como diferencial.
O policarbonato na construção civil irá reduzir a necessidade de luz artificial, garantindo um projeto muito mais eficiente, o que irá impactar na redução de gastos com energia elétrica.
Além disso, ele é um material auto extinguível, ou seja pouco inflável, com baixa combustibilidade, o que não propaga o fogo com facilidade. Outro benefício do policarbonato na construção civil é que o material irá impedir a passagem de radiações UV.
O site especializado em Arquitetura, ArchDaily listou algumas das principais construções que utilizam o policarbonato como base para seus projetos. Separamos alguns para você conferir sua aplicabilidade e também se inspirar para a sua obra.
Confira a lista completa do ArchDaily clicando aqui.
Sistema de cobertura com policarbonato, os arquitetos do projeto descrevem-no como “um pavilhão fechado que conserva as sensações de brincar ao ar livre: desfrutar a luz natural, permitir as vistas, diluir a fronteira interior-exterior”.
A Casa da Música utiliza policarbonato compacto em fechamento de vãos e espaços interiores. Este tratamento permite total transparência adquirindo aparência de vidro, alta flexibilidade e facilidade de curvatura.
A cobertura do estádio BBVA tem um balanço de impressionantes 50 metros. Os últimos doze metros são cobertos por policarbonato, dando uma sensação de transição de luz entre as partes claras e escuras do interior do recinto.
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.