Marketing Verde

O que é Marketing Verde?

Green Marketing, como também é chamado, é definido como “movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”. 

Contudo, na prática, essa política ambiental vai muito além do que apenas disponibilizar produtos ambientalmente corretos no mercado consumidor, sendo atualmente um conceito muito mais expansivo, podendo integrar diferentes perspectivas.

Por isso, esse conteúdo traz além das vantagens de utilizar o marketing verde nas empresas, um cuidado necessário para essa prática. 

 

  • Perspectiva ambiental
  • Perspectiva financeira
  • Greenwashing: por que é preciso ter cuidado?
  • Como a Porte pode te ajudar a se tornar uma empresa verde?

Perspectiva ambiental

Incorporar o marketing verde à estratégia da empresa induz ao que é chamado de sustentabilidade empresarial, tornando a sua marca “amiga do meio ambiente”, uma vez que há a preocupação com a qualidade vida das gerações atuais e futuras e a preservação do meio ambiente, através de várias ações que podem ser implementadas pelo empreendimento. 

A diminuição da demanda hídrica  no processo produtivo ou a reutilização desse recurso natural, o descarte correto de resíduos, o uso de energia renovável, o fomento da conscientização ambiental na sociedade, entre outras, são algumas das práticas que fazem com que a empresa seja ecológica.

Todo esse processo agrega mais valor ao empreendimento, em virtude dos princípios levarem ao fortalecimento social e a responsabilidade pelo uso responsável de recursos e matérias-primas.

Perspectiva financeira

Como resultado à perspectiva ambiental, o fator econômico é atingido positivamente, pois empresas que contribuem com o meio ambiente ganham credibilidade e expansão no seu mercado consumidor.

Uma vez que a empresa se mostra consciente ecologicamente transmite uma imagem positiva e vantajosa no mercado, atingindo favoravelmente segmentos ligados à ela:

  • Os funcionários sentem satisfação e orgulho de integrarem uma empresa com políticas sustentáveis, os deixando mais motivados e, consequentemente, mais produtivos;
  • Os consumidores com valores sustentáveis semelhantes são atraídos a comprar o seu produto e se tornarem promotores espontâneos da marca;
  • A empresa ganha posicionamento no mercado, diferencial competitivo em relação aos concorrentes e atração de investidores confiantes na agregação de valor a partir de tais ações. 

Dessa forma, a empresa obtém retorno financeiro, visto a produtividade aumentada dos funcionários e a aplicação de práticas sustentáveis que resultam em redução de custos no processo produtivo. 

Greenwashing: por que é preciso ter cuidado?

Como dito anteriormente, a estratégia do marketing verde, muitas vezes chamado de marketing ambiental, engloba a execução de soluções sustentáveis, por meio de práticas de responsabilidade ambiental, estabelecidas por especialistas da área, que analisam criticamente os processos ocorridos na empresa para elaborá-las. Caso o empreendimento não adote essas ações, estará cometendo o que é chamado de Greenwashing

Mas o que é Greenwashing?

Greenwashing é uma estratégia de marketing enganosa a qual a empresa se apresenta como sendo ambientalmente correta, mas suas atitudes não correspondem ao discurso apresentado para os clientes. Tal propaganda ilusória faz com que a imagem da empresa seja desgastada, resultando na perda de confiança na marca por parte dos clientes.

Com o risco de cometer o Greenwashing, produtos considerados como ambientalmente corretos devem comprovar que são realmente sustentáveis, buscando a validação desse aspecto através de selos verdes e certificações ambientais que garantem a veracidade dos produtos no mercado.

Como a Porte pode te ajudar a se tornar uma empresa verde?

Com os aspectos analisados, a aplicação de ações ambientalmente corretas por meio de projetos sustentáveis, se mostram como soluções eficientes para tornar sua empresa pioneira na conservação ambiental, e assim ser possível a aplicação do Marketing Verde como parte estratégica do marketing da sua empresa!

A Porte Empresa Júnior dispõe em sua carta de serviços várias soluções sustentáveis, que podem favorecer a sua empresa verde, aumentar a fatia de mercado que a mesma ocupava e, assim, elevar sua competitividade no mercado. 

Então quer conhecer um pouco mais sobre Marketing Verde e sobre os projetos sustentáveis que podem ser feitos? Estamos prontos para te atender da melhor forma rumo a uma empresa aliada a sustentabilidade! 

Para receber mais conteúdos sobre esse assunto, clique aqui  e se cadastre.

A saúde financeira da sua empresa, as futuras gerações e o meio ambiente agradecem!

Por Camila Bittencourt e Ícaro Domith

Deixe um comentário