Licenciamento Ambiental: Tudo o que você precisa saber sobre para o seu negócio! 

Meu empreendimento precisa de licenciamento ambiental! E agora? O licenciamento ambiental é um projeto de exigência legal, pelo o qual o órgão ambiental licencia a operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos do meio ambiente. Se você está precisando ou quer entender melhor sobre o licenciamento ambiental para o seu negócio, você veio ao lugar certo!

Tempo de leitura: 8 minutos

Navegue pela página:

Quais são os tipos de licenças?

As licenças ambientais podem ser expedidas isoladas ou sucessivamente, irá de acordo com a natureza, características e fase do empreendimento ou atividade, sendo estas os tipos de licenças: 

I- Licença Prévia (LP)- concedida na fase preliminar, onde será analisado o planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando a sua concepção e estabelecendo as exigências que devem ser atendidas nas próximas fases de sua implementação; 

II- Licença de Instalação (LI)- autoriza a instalação do empreendimento ou atividade, concedida com o cumprimento das exigências solicitadas na LP e das medidas de controle ambiental; 

III- Licença de Operação (LO)- autoriza o início das operações, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta nas últimas licenças. 

Quais empreendimentos precisam do licenciamento ambiental?

Bom, as atividades que exigem o licenciamento ambiental são muitas e há especificidades a depender do porte do empreendimento. Mas, todos os serviços que são potenciais poluidores e/ou degradadores ambientais irão precisar do licenciamento ambiental, alguns exemplos que estão na resolução N° 237 do Conama são: extração e tratamento de minerais; indústrias de metalurgia, de mecânica, de material elétrico, de madeira, de papel, de produtos alimentares; obras civis; serviços de utilidades; transporte; turismo, entre outros.

Quais são os passos do processo para adquirir o licenciamento?

O procedimento de licenciamento ambiental seguirá as seguintes etapas: Primeiro a realização dos estudos necessários ao processo de licenciamento, que devem ser realizados por profissionais na área. Segundo, a entrega dos documentos para uma vistoria técnica, que irá deferir ou não a licença. Por fim, sendo deferida a licença, ocorre a sua emissão e publicação em Diário Oficial.

O que acontece com os empreendimentos que não possuem o licenciamento?

A realização de atividades e operações sem a devida licença, constitui um crime ambiental, que pode levar a multas, ou até mesmo o fechamento do seu empreendimento.

Principais benefícios do Projeto de Licenciamento Ambiental

Forma de defender o meio ambiente; 

– Evita multas; 

– Redução de custos com seguros; 

– Cumprimento das legislações ambientais; 

– Facilita a obtenção de financiamentos.

A solução para os seus problemas

Bom, agora você já sabe da importância que o licenciamento ambiental tem para o seu negócio. Onde você pode e deve buscar os profissionais capacitados para solucionar o licenciamento ambiental do seu empreendimento? Na Porte!

Aqui, nossos especialistas em Engenharia Ambiental realizam o projeto de licenciamento ambiental simplificado e convencional. A diferença entre os dois é simples! O convencional seria as licenças que descrevemos para você, enquanto que o simplificado compila todas as três licenças em uma única, agilizando os prazos e processos, mas isso para operações de pequeno porte e de baixo potencial poluidor. Realizando o projeto na Porte, você estará evitando que sua empresa feche as portas ou receba multas. Além de evitar esses transtornos, o projeto traz também credibilidade e sustentabilidade para o seu negócio!

Gostou do projeto? Entre em contato conosco e realize uma consultoria de forma gratuita e personalizada! Quer conhecer um pouco mais?

Obtenha nosso E-BOOK GRATUITO feito para você: 

https://relacionamento.portejr.com.br/ebook-o-que-e-preciso-sabersobre-o-licenciamento-ambiental

 



Sarah Rangel

Entre em contato conosco!

[form id="4973"]

Deixe um comentário