Qual é sua relevância para uma obra?

  O levantamento consiste em uma série de analises geográficas de uma determinada região ou local onde uma obra será realizada. A avaliação ocorre a fim de averiguar as principais características do terreno, como a angulação e as deformações geográficas. Com cálculos matemáticos e equipamentos adequados é possível fazer a planimetria, ou seja, analisar em dados a geografia da área.

  A relevância da TOPOGRAFIA pode ser evidenciada pelo fato de que as obras de Engenharia, Agronomia e Arquitetura se executam sobre o terreno, mediante estudos e projetos previamente elaborados, tais como:

  • Construção civil – Casas, prédios,processo de usucapião, desmembramento, etc.
  • Urbanismo – plano diretor de desenvolvimento de cidade, de uma região metropolitana, sistema viário, eletrificação, abastecimento de água, rede telefônica, escoamento de águas pluviais, loteamentos novos, etc;
  • Obas de maior vulto – barragens,
  • pontes, rodovias, ferrovias, etc.
  • Agricultura – Cadastro de áreas cultivadas, projetos de cultura, drenagens, irrigação,laudo cobertura vegetal etc.
  • Silvicultura – Florestamento e reflorestamento, dimensionamentos de reservas florestais, etc.

Logo, ao se projetar qualquer obra de Engenharia, Agronomia ou arquitetura, se impõe um prévio levantamento topográfico do lugar onde a mesma deverá ser implantada. Daí a grande importância que se dá a um levantamento ou medição topográfica que deve ser precisa e adaptada ao terreno.

Em ambas as etapas, do projeto e o da construção, a topografia contribui com os métodos e instrumentos que permitem o adequado conhecimento do terreno, e a correta implantação da obra.

 

theodolite-1226257

 

A Porte Empresa Jr conta com o levantamento topográfico em sua carta de serviço, além de outros projetos que você confere aqui.

 

 

Deixe um comentário