O projeto de interiores proporciona melhor qualidade no uso do espaço pelos usuários, unindo conforto, funcionalidade e beleza. No blog de hoje vamos falar sobre a importância de contratar um arquiteto para realizar esse serviço.
Entre as diversas vantagens atreladas ao serviço, podemos destacar os seguintes pontos:
1) ECONOMIA
Muitos acreditam que contratar um arquiteto para realizar um projeto de interiores é apenas um gasto adicional para sua obra ou reforma. Mas, na verdade, receber o auxílio de um profissional da área é um investimento, e a longo prazo pode evitar gastos desnecessários e desperdícios.
O arquiteto pode ajudar a otimizar o tempo e garantir que o investimento seja utilizado para melhorar o aproveitamento do espaço, através do planejamento eficiente do projeto.
2) FUNCIONALIDADE E ESTÉTICA
O arquiteto é qualificado para unir aspectos técnicos e desejos de seus clientes, trazendo para suas casas o equilíbrio entre funcionalidade e estética. Assim, são capazes de atender suas necessidades, buscando alinhar seus gostos com o que será funcional para o seu dia-a-dia, criando ambientes confortáveis, seguros, ergonômicos e personalizados.
3) INOVAÇÃO E TENDÊNCIA
O profissional é capaz de incorporar novas tecnologias que estão disponíveis no mercado às ideias do cliente. Além disso, consegue transparecer no espaço o gosto pessoal dos usuários alinhado às tendências do momento, seguindo as principais inspirações de design. Esse conjunto proporciona um maior valor agregado ao projeto.
Dessa forma, ao contratar um profissional para a realização do projeto de interiores, você poderá economizar, além de garantir que o seu espaço seja personalizado e atenda aos seus gostos pessoais e necessidades.
Pensando em já começar a melhorar seu espaço, separamos algumas dicas para deixá-lo mais aconchegante.
1) USE PLANTAS NA DECORAÇÃO
Elementos naturais dentro do ambiente aumentam a sensação de aconchego. Por isso, utilizar plantas na decoração é uma estratégia prática e que além de ter grande apelo estético, proporciona conforto térmico no ambiente. Algumas formas de fazer isso são por meio de jardins verticais, hortas ou até mesmo pequenos vasos de planta.
2) MADEIRA
Outro elemento natural que merece destaque é a madeira que pode ser usada em revestimento, como em pisos e paredes, e até mesmo no mobiliário. A madeira natural pode trazer a sensação de conforto térmico e também é um ótimo elemento para agregar personalidade para o ambiente.
3) APROVEITE OS VÁRIOS TIPOS DE ILUMINAÇÃO
Sempre dê preferência à iluminação natural, e saiba escolher os acessórios, usando por exemplo cortinas com tecido mais leve para que a luz consiga penetrar o ambiente. Além disso, o uso adequado da iluminação artificial faz total diferença, use luzes mais quentes em ambientes mais íntimos para que se tornem mais aconchegantes, e proporcionem maior bem-estar e relaxamento.
4) TONS CLAROS E SUAVES
As cores tem capacidade de influenciar no nosso humor. Dessa forma, ao escolher cores claras e suaves, a sensação de aconchego é ampliada, além disso há uma otimização da iluminação natural e o aumento da amplitude visual.
5) APROVEITE AS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS
É comum que se pense que a arquitetura seja percebida apenas pela visão, principalmente pelo seu forte apelo estético. Entretanto, quando conseguimos utilizar elementos que estimulem os outros sentidos, somos capazes de proporcionar uma experiência mais completa do ambiente. Para gerar a sensação de conforto, podem ser utilizadas velas aromáticas e elementos macios, como tapetes e almofadas.
Na Porte podemos te ajudar com consultoria ou projetos de interiores, alinhando seus desejos e expectativas com conforto, funcionalidade, estética e economia. Entre já em contato e faça seu orçamento, temos especialistas prontos para te atender!
Clara Romeiro - Arquitetura e Urbanismo
Eduarda Cortasio - Arquitetura e Urbanismo
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.