Uma das coisas mais citadas ao realizar um projeto de energia solar fotovoltaica é o seu rápido retorno e a diminuição na conta da luz. Porém, um fator que muitas vezes é deixado de ser citado é sobre o impacto positivo que instalar um sistema solar tem no meio ambiente. Para entender melhor, confira o texto abaixo!
Tempo de leitura: 10 minutos
Hoje em dia, aproximadamente 70% da energia do Brasil vem de hidrelétricas (energia que provém de qualquer corpo hídrico que haja fluxo). Para realizar uma construção de uma usina hidroelétrica, é necessário construir uma represa que serve de contenção para o fluxo do rio. Ao realizar uma mudança tão brusca no meio ambiente, acarreta alguns problemas ambientais.
Como dito anteriormente, ao realizar uma construção da usina, é necessário mudar o meio ambiente ao impedir o fluxo dos rios, causando alguns problemas, dentre eles:
Mudança na fauna e flora
Ao realizar a construção da represa, ocorre um “alagamento”, de uma determinada área, para que seja possível armazenar toda a água. Esse alagamento interfere na cadeia alimentar dos animais que vivem próximos ao rio, interfere na vegetação ribeirinha, além de mudar o ambiente para os animais aquáticos.
Fome
No decorrer de um fluxo de um rio, existem muitas vilas ribeirinhas, que utilizam da pesca para sua subsistência, além da venda dos peixes para comprar remédios, outros tipos de alimentos, entre outros. Ao “cortar” o fluxo do rio, essas vilas perdem o seu único meio de sobrevivência.
Emissão de Gás Carbônico
Um estudo publicado em 2016 mostrou ainda que a decomposição da matéria orgânica no fundo dos reservatórios geram emissões de gás metano e CO2, comparáveis àquelas emitidas por termelétricas. Contribuindo para o aquecimento global.
Analisando todos os fatores explicados acima, percebemos que apesar da energia hídrica ser considerada uma energia limpa, ela acarreta diversos problemas ambientais. Por outro lado, a Energia Solar que também é considerada limpa, afeta muito menos o meio ambiente. A Energia Solar é provida pelo sol, por esse motivo é um método completamente renovável e sustentável, além disso, por ser colocado na maioria das vezes em telhados (ou no chão próximo a construção), não interfere tanto na fauna e na flora do meio ambiente local. Além disso, ao ter energia solar fotovoltaica, você diminui o nível de CO2 injetado na atmosfera, e diminui o desmatamento.
Environmental, social and corporate governance (ou ESG), é algo que vem ganhando muita força nos últimos anos, se tornando prioridade para algumas pessoas ou empresas. Uma das batalhas da governança em ESG, é buscar ou encontrar maneiras de evitar os danos causados pelo ser humano ao meio ambiente, encontrando maneiras de substituir ou mudar alguns dos atuais processos que mais impactam no mesmo. Dito isso, um projeto fotovoltaico é uma das maneiras encontradas de substituir um processo atual (saindo de energia hidroelétrica para solar), diminuindo de maneira significativa o impacto da produção de energia no meio ambiente. Por fim, vale ressaltar que a energia solar não representa nem 10% da produção energética do Brasil, nos mostrando que ainda existe um longo caminho a ser percorrido.
Vimos nesse conteúdo, que além da alta economia da energia solar, um dos maiores benefícios da energia solar é o impacto positivo no meio ambiente. Ao aumentar a % de produção energética solar, conseguimos diminuir a dependência energética hidrelétrica, e consequentemente os impactos causados pelo uso dessa energia. Por fim, o uso desse tipo de energia, segue uma tendência da sociedade, que é a preocupação com meio ambiente, aumentando exponencialmente a cada ano o número de pessoas que migram para energia solar.
Se interessou pelo projeto de energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a Porte!
Pedro Guamá - Engenharia Elétrica
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.