Você já parou para pensar em quanto a luz pode interferir no comportamento das pessoas, tanto de forma positiva quanto negativa? Portanto, imagina como esse fator é importante para o desempenho em uma empresa? Por isso, é fundamental pensar a iluminação corporativa de forma estratégica.
O que deve ser levado em consideração durante a elaboração de um projeto luminotécnico para empresas? Você sabe qual o tipo de iluminação é mais adequado para o seu negócio?
A seguir vamos apresentar uma série de dicas para a realização de um projeto de iluminação corporativa que vai colaborar com a produtividade do seu negócio.
O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam grande parte do dia, são horas e horas, onde os funcionários precisam desempenhar suas funções da melhor maneira possível.
Para que isso aconteça é importante que eles tenham à disposição um ambiente confortável, e que estimule a produtividade em todos da equipe. E a iluminação aparece, portanto, como um dos principais fatores que vão influenciar nesse quesito.
Por exemplo, um local de trabalho onde os funcionários precisam de foco e concentração para desempenharem suas funções deve ser pensado com uma iluminação corporativa que contribua com esses aspectos. Agora imagine nesse ambiente uma iluminação forte e cansativa, com certeza essa empresa teria sérios problemas de produtividade.
Por isso, é preciso pensar a iluminação corporativa como aliada na criação de um ambiente estratégico que estimule o rendimento dos funcionários.
Iluminação direta: é quando a luz é direcionada para algum ponto específico. Exemplo: uma luminária sobre a mesa de reunião.
Iluminação indireta: nesses casos a luz reflete em determinada superfície e é distribuída em todo o ambiente. Por isso, é muito comum vermos este tipo de iluminação em forros de gesso. Seu objetivo é proporcionar a sensação de um ambiente mais aconchegante.
Iluminação difusa: é quando ocorre uma distribuição uniforme da luz. Por isso, é muito utilizado em salas, banheiros. É comum vermos esse tipo de iluminação em instituições de saúde, como clínicas e consultórios médicos.
Durante a elaboração de um projeto de iluminação corporativo é importante que se leve em consideração as especificidades de cada negócio. Deve-se entender qual o principal objetivo da sua empresa, se é atendimento ao cliente, entrega de resultados, enfim, entender quais fatores devem ser priorizados para que esses objetivos sejam atingidos.
Por exemplo, no comércio, o principal foco é o atendimento ao cliente. Logo, a iluminação será pensada de modo a atrair o público e valorizar o produto/serviço da empresa.
Ou seja, a estratégica na iluminação corporativa vai depender do seu tipo de negócio. Separamos algumas dicas que podem ser úteis, olha só:
Leia também: Projeto de Iluminação: saiba como valorizar o seu ambiente
Eficiência Energética: entenda como funciona e como fazer para economizar
Arquitetura Corporativa: como aumentar a produtividade do seu negócio
A Porte Jr. oferece o serviço de iluminação corporativa, onde são levados em consideração diversos aspectos durante a elaboração do projeto, como o conforto no local, a estética, a economia e a sustentabilidade do sistema.
E falando em economia, outro serviço que pode ajudar sua empresa nesse quesito é o de Eficiência Energética. Nesse projeto é realizado uma avaliação dos sistemas consumidores de energia do local, para então propor ações para aumentar sua eficiência. O resultado disso é a redução de custos com consumo de insumos energéticos e hídricos.
Ficou interessado? Clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito para o seu projeto!
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.