O Projeto Hidrossanitário engloba a parte de água fria e quente, juntamente com esgoto e ventilação. Vem entender um pouco mais de como esse processo funciona desde o seu primeiro contato conosco até a entrega do seu projeto funciona!
1- NOSSO PRIMEIRO CONTATO
Primeiro, acontece a reunião de diagnóstico, onde um projetista especializado na área de engenharia civil faz uma análise do projeto hidrossanitário solicitado para conseguir de fato uma proposta personalizada para cada cliente. Após o fechamento do contrato, assim que uma dupla de projetistas da engenharia civil estiver disponível, eles são encarregados da execução do projeto, seguindo um cronograma preestabelecido na reunião de proposta.
2- EXECUÇÃO DO PROJETO
É de extrema importância que o projeto arquitetônico já esteja encaminhado, seja pela própria Porte ou não, para dar início ao projeto hidrossanitário com 100% de compatibilização. Durante a execução do projeto, reuniões com o cliente podem ser marcadas para um acompanhamento mais detalhado, porém o projeto hidrossanitário particularmente não necessita de muito acompanhamento pelo cliente, tendo em vista que os pontos hidráulicos já estão posicionados pela arquitetura, e nossa parte é fazer o sistema funcionar corretamente. Desde as etapas iniciais até o final, o projeto é acompanhado e corrigido pelos orientadores.
Com o projeto arquitetônico já iniciado e os pontos hidráulicos já determinados, o primeiro passo é o estudo do traçado. Esta etapa trata de analisar o projeto e definir o melhor caminho para a tubulação, levando em conta fatores como a economia de material, a compatibilidade com os projetos arquitetônico e elétrico, a viabilidade da execução e exigências normativas. Nessa etapa, também, são posicionadas todas as conexões e peças que são necessárias para a execução do projeto e para adequação às normas vigentes, o que contempla desde curvas e joelhos até caixas sifonadas e de gordura.
Em seguida, o traçado passa pela validação do orientador antes de dar continuidade ao projeto. Vale reforçar que o acompanhamento do projeto é feito de maneira constante, mas a etapa do traçado é um marco importante para sua correção pois é a mais importante para a realização de um projeto eficiente, econômico e de qualidade.
Uma vez que aprovado, o passo seguinte corresponde aos cálculos e dimensionamentos da tubulação. É nesta etapa onde são definidos os diâmetros das tubulações e o volume da caixa d’água, de modo a garantir um fluxo constante e ininterrupto de água e esgoto em toda a edificação. Aqui também é realizado o cálculo de pressões dos trechos, assegurando que todos os pontos hidráulicos possuam pressão suficiente para um bom uso.
3- FINALIZAÇÃO E APROVAÇÃO
Por fim, a última etapa do projeto compreende a montagem das pranchas executivas. Cada cômodo hidráulico é organizado a fim de viabilizar a execução do projeto e especificar detalhes construtivos. São feitos os detalhamentos de toda a tubulação, explicitando o diâmetro de cada trecho, seu comprimento, altura e inclinação, quando necessário. Por último, são organizadas, de fato, as pranchas, priorizando o bom entendimento e coesão do projeto.
Com todas as etapas técnicas finalizadas, o projeto é mais uma vez validado com o orientador e apresentado ao cliente. Após a aprovação é feito todo o processo de emissão do projeto frente aos órgãos legais, caracterizando sua finalização.
4- VANTAGENS
Ainda está na dúvida sobre as principais vantagens do projeto? Algumas delas são:
E aí, entendeu tudo? Entre em contato com a gente e venha realizar seu sonho! Na Porte Empresa Júnior você encontra uma proposta personalizada de acordo com suas necessidades.
Por João Vitor Assis e Tiago Oliveira.
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.