No Projeto Estrutural analisamos o dimensionamento e o material da estrutura presente na construção. É de extrema importância para a sustentação da edificação. Para entender melhor, confira o texto abaixo!
Tempo de leitura: 7 minutos
O projeto estrutural é voltado para a correta determinação do sistema estrutural, de forma a manter-se fiel aos aspectos estéticos do projeto arquitetônico. Com isso, é realizado o dimensionamento e detalhamento dos componentes estruturais da edificação para uma execução segura e assertiva. Por meio de critérios e cálculos específicos e também de acordo com as normas, o engenheiro define o tipo de estrutura mais adequada.
Em meio aos diversos benefícios da aquisição de um projeto estrutural destacam-se o(a):
.
Visando uma projeção estrutural adequada e personalizada aos aspectos geotécnicos, de relevo e de proposta construtiva tem-se os seguintes requisitos:
O projeto arquitetônico é o responsável por atender o desejo do cliente, levando em consideração técnicas construtivas adequadas, custo, estética e conforto. Ele é composto por plantas baixas, implantação, fachadas, cortes, entre outras informações.
O projeto Topográfico é um conjunto de processos que visam a coleta de dados da superfície de um terreno para que seu relevo seja representado graficamente, detalhado e, posteriormente, estudado para implantação de uma construção.
A sondagem do terreno é uma análise das camadas e resistência de solo e mede também a profundidade do lençol freático no solo.
Assim, tais informações são analisadas criteriosamente por um responsável técnico para a elaboração do projeto estrutural.
Uma das finalidades do projeto estrutural está voltada para a definição do tipo adequado de estrutura de acordo com a viabilidade e necessidades projetuais. Em vista disso, os principais métodos utilizados são em estrutura metálica, madeira e concreto armado.
As estruturas metálicas envolvem o conceito de construção a seco, ou seja, sem a utilização de grandes volumes de matéria-prima, água e mão de obra. E é principalmente utilizada em construções industriais, áreas esportivas e ginásios, mas pode ser também aplicado em construções residenciais.
As estruturas em madeira são uma das mais utilizadas desde a antiguidade e ainda hoje é muito empregada na construção civil principalmente nas estruturas de telhado. Com isso, envolvem uma maior aplicabilidade em construções residenciais.
As estruturas de concreto armado por sua vez, utilizam-se de barras de aço e concreto para sua execução, os principais componentes deste método estrutural são as lajes, vigas, pilares e fundação. Desta forma, o concreto armado é utilizado em grandes proporções nas mais diversas obras de construção civil.
E aí? Não sabe qual método é mais vantajoso e quer ter uma edificação regularizada e segura? Contate nossos serviços!
Germana Mendonça - Engenharia Civil
Luiz Henrique Barra - Engenharia Civil
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.