As questões ambientais e climáticas são tópicos cada vez mais importantes em nossa sociedade. A preservação da natureza e do nosso clima, mais do que nunca, passa a ser uma questão de responsabilidade social.
Nesse sentido, voltamos nossa atenção para o papel que as empresas representam nesse cenário. E então questionamos: como se tornar uma empresa sustentável que pensa de forma consciente tanto socialmente quanto ambientalmente?
É preciso reconhecer os impactos ambientais que as empresas causam diariamente em sua produção. Como equilibrar a necessidade de crescimento econômico com um desenvolvimento sustentável?
Vamos apresentar a seguir algumas dicas simples que podem ser aplicadas na rotina no mundo corporativo para tornar sua empresa sustentável. Continue a leitura e descubra!
O primeiro motivo é óbvio, as empresas, principalmente as de grande porte são umas das principais responsáveis pela emissão de gases poluentes no meio ambiente. Por isso, nada mais justo que elas busquem alternativas e medidas preventivas para minimizar os danos que causam.
Além disso, pode-se dizer que ser uma empresa ecologicamente correta se tornou uma vantagem competitiva no mercado. Muitos consumidores já vê as questões sustentáveis como um dos influenciadores na decisão de compra de seus produtos ou serviços.
Por que não começar a ter atitudes sustentáveis ainda durante a obra do imóvel? E você talvez não saiba, mas é possível sim construir um imóvel com materiais sustentáveis.
Para isso, basta você pesquisar realmente quais tipos de materiais estão sendo utilizados no projeto e priorizar aqueles que possuem recursos naturais. Ou itens com baixo impacto ambiental.
Outra medida que pode ser feita para tornar sua empresa sustentável é optar pela compra de móveis e demais materiais de escritório que sigam nessa linha sustentável.
Hoje em dia o mercado já oferece diversas opções de móveis fabricados a partir de materiais reciclados, e madeiras certificadas que causam menos impacto ambiental.
A sustentabilidade é um assunto levado muito a sério por grandes empresas pelo mundo. Diversos empreendimentos se dedicam a estudos que têm como objetivo encontrar soluções que minimizem os impactos ambientais causados por elas em suas produções.
O site ecodesenvolvimento.org fez uma lista com grandes marcas que têm práticas sustentáveis em suas produções e tornam isso um diferencial na venda de seus produtos. Conheça algumas delas:
A multinacional com sede na Holanda reduziu sua pegada de carbono em 80% desde 1999 e usa energia geotérmica (proveniente do calor interno da Terra).
Além de se esforçar para Philips aumentar drasticamente a sua eficiência energética em seu processo de produção, a Phillips também investe milhares de milhões de euros em investigação sobre sustentabilidade e repasse tal conhecimento aos seus fornecedores, de modo que cada empresa na Terra possa algum dia ser tão eco-friendly como ela está tentando ser.
Hoje a multinacional voltada para higiene pessoal tem sua produção proveniente de fontes limpas, pois mais da metade do trabalho na indústria usa alguma fonte renovável. Além disso, tornou-se a segunda maior indústria consumidora desse tipo de energia nos Estados Unidos.
Leia também:
Arquitetura Corporativa: como aumentar a produtividade do seu negócio
Eficiência Energética: entenda como funciona e como economizar
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.