A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial, em constante crescimento no Brasil. Ela é uma alternativa para sanar a crise no setor elétrico no país e o alto custo de energia elétrica. Com isso, a energia solar vem ganhando espaço em empresas, comércios, indústrias e até mesmo residências (leia mais sobre Energia Fotovoltaica para residências aqui!) Dessa forma, é possível produzir a própria eletricidade a partir da energia do sol, gastando muito menos com o custo das fontes convencionais de energia.
A energia solar é considerada uma opção de investimento de baixo risco, com rentabilidade superior aos fundos de Renda Fixa, com baixíssimo custo de manutenção. Já se sabe que energia solar fotovoltaica é considerada o nosso futuro energético! Nesse artigo, nós explicaremos as principais vantagens na instalação de um Projeto Fotovoltaico e sanar as dúvidas mais recorrentes sobre o tema:
Além dos processos térmicos, a energia solar pode ser diretamente convertida em energia elétrica. A energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo.
Economia
Com a Energia Fotovoltaica é possível que você economize em até 95% na conta de luz e pague o mínimo da concessionária, pelos próximos 25 anos. Além disso, caso você não consuma toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando abatimento na conta de energia elétrica, também chamado de crédito de energia solar. É uma ótima forma de fugir das bandeiras tarifárias.
Auto Eficiência Energética
Ao gerar sua própria energia, você ganha autonomia tendo a possibilidade de expandir significativamente o seu negócio.
Retorno do Investimento
Entre 3 a 4 anos, você já possui o retorno do valor investido. A lucratividade ao longo prazo também é um fator a se considerar, pois o sistema possui uma vida útil em torno de 25 anos. Dessa forma, é possível que você economize em até 95% na sua conta de luz por durante 25 anos, é muita coisa né?
Sem susto com a conta de luz
As variações de bandeira, aumentos periódicos e mudanças tarifárias fazendo sua conta de luz adquirir valores muito variáveis, através da energia fotovoltaica essa realidade não existe.
Sustentabilidade
O sistema fotovoltaico é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável e está muito bem distribuída por todo o planeta. Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica você garante a geração infinita de energia sustentável, colaborando com a descarbonização do mundo Além disso, colabora com a rede elétrica como um todo, pois diminui a necessidade de expansão de grandes linhas de transmissão. Também diminui novos investimentos em grandes hidrelétricas, as quais causam grande impacto ambiental.
Tecnologia para a produção agropecuária
O agronegócio também se beneficia com a tecnologia fotovoltaica, através da instalação de usinas fotovoltaicas em locais com alta demanda, como aqueles que necessitam de sistema de refrigeração.
O uso da energia solar fotovoltaica está se diversificando no país, com incentivos do Governo e alguns movimentos da iniciativa privada. A desoneração do PIS/COFINS para equipamentos que compõem o kit de energia solar e a desoneração de máquinas e equipamentos da cadeia produtiva fotovoltaica são alguns exemplos de ações públicas.
A isenção do ICMS para micro/mini geração de energia fotovoltaica também tem sido um atrativo, aumentando o uso da energia solar. Também existem linhas de financiamento disponíveis, com condições que variam de acordo com a instituição que oferece o empréstimo e as características do projeto.
Após a instalação dos painéis solares, este reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis são conectados uns aos outros e então conectados no chamado Inversor Solar.
O inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos em energia elétrica que pode ser usada na sua construção.
A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz”, é distribuída para sua casa ou empresa, reduzindo a quantidade de energia que você compra da distribuidora, diminuindo a sua conta de luz.
O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz. Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não se tem sol, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energias” para serem utilizado de noite ou nos próximos meses.
1) Verificar o material de cobertura caso as placas sejam instaladas no telhado, assim como a análise estrutural da edificação
2) Verificar se há alguma interferência vertical formando sombras
3) Qual é a posição mais adequada
4) Área de instalação necessária para comportar a quantidade de placa
5) Local da instalação do inversor
6) Verificar as instalações elétricas para garantir segurança
Para calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico comercial usa como base a conta de luz, a área disponível para receber os painéis solares e localidade geográfica (a irradiação solar variam com o local).
Atualmente, o posto de gasolina ALE Bela Vista localizado na cidade de Serro (MG) inovou ao aderir a energia fotovoltaica. Segundo o proprietário, ele vai adquirir uma economia por volta de R$ 10.000 ao ano.
“Temos um alto consumo energético mensal. Por isso, avaliamos muito a questão da economia”, conta o proprietário do Posto de Gasolina ALE Bela Vista ao fechar o Projeto Fotovoltaico para o seu empreendimento.
A Porte pode te ajudar a economize em até 95% na sua conta de luz! Através do Projeto Fotovoltaico, todos esses benefícios virarão realidade para o seu empreendimento ou sua residência. Solicite o seu diagnóstico gratuito agora!
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.