Propósito, impacto, transformação… Não são apenas palavras, mas realidades vividas no Movimento Empresa Júnior (MEJ), uma vez que a mudança da sociedade, através do empreendedorismo de jovens que buscam impactar a vida de pessoas físicas e jurídicas, é o nosso objetivo.
Por isso, quando pensamos em transformar através do empreendedorismo, envolve, também, a sustentabilidade ambiental e social. Então, por que não buscar esse propósito em conjunto com a ONU, ou melhor, com os ODS da Organização das Nações Unidas?
É nesse caminho que o presente texto tem o intuito de apresentar o impacto de projetos de engenharia e arquitetura diante das propostas da ONU para um desenvolvimento mais sustentável e consumo consciente.
Os ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU em 2015, envolvendo mudanças nos âmbitos social e ambiental, que através de metas compõem uma agenda mundial para guiar a humanidade até 2030, de acordo com as prioridades dos países e desafios ambientais do planeta.
Eles foram implementados a fim de chamar a atenção da sociedade, a fim de promover ações contra a pobreza e em favor da proteção do planeta e da qualidade de vida da população, por meio da paz e prosperidade, através de 17 objetivos. Mas quais são os ODS?
Como trabalhamos com impacto social?
Sabendo da dimensão e importância do MEJ atualmente, somado a confiança depositada em nós, nossos projetos são pensados na personalização, de acordo com as particularidades de cada um. Desse modo, temos muita consideração em fornecer a melhor experiência para nossos clientes.
Diante disso, buscamos as melhores e mais viáveis soluções, tanto para os clientes quanto para a empresa e o movimento, desenvolvendo projetos inovadores e interdisciplinares, prezando pela qualidade constante dos projetos. Também, vale ressaltar que conseguimos ter um conhecimento sistêmico do mercado de trabalho, que nos ajuda a trazer uma solução completa em nossos projetos.
Mas como esses processos podem ser relacionados aos ODS da ONU? É sobre isso que vamos discutir a partir de agora.
Projetos de impacto e sua relação com os ODS
Tendo em vista que a Porte atua em quatro áreas: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, podemos seguir muitas frentes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Pensando na composição da empresa, que apoia a diversidade e procura cada vez mais em seu processo seletivo torná-la mais diversa, é considerável que atuamos nos ODS 5 (Igualdade de gênero), 10 (Redução das desigualdades) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes). E analisando a parte de gestão e gerenciamento da empresa, principalmente no departamento de projetos, já podemos considerar que atuamos em cima dos ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Ainda, pela empresa promover aos membros uma alta carga de aprendizado prático, conhecimento sistêmico e preparação para o mercado de trabalho, conseguimos atingir o ODS 4 (Educação de qualidade), atuando em cima do ODS 3 (Saúde e bem-estar).
Além disso, quando especificamos os projetos, os ODS atingidos são maiores ainda, visto que cada projeto possui suas especificidades, diante das suas necessidades e satisfação dos clientes.
Como exemplo, podemos verificar que o projeto de Energia Solar Fotovoltaica atinge diretamente o ODS 7 (Energia acessível e limpa), já o projeto de Aproveitamento (reuso) de Águas Pluviais, o ODS 6 (Água potável e saneamento) e, ainda, ambos contemplam a ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis). Ademais, analisando de um panorama geral, nossos projetos impactam os ODS 3, 4, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 14, 15 e 16 (imagem acima)
Assim, notamos que muitos projetos podem atingir os ODS citados anteriormente e muitos outros, podendo contar com um ou vários ODS, dependendo do objetivo da sua realização, mas sempre visando a melhor solução e impacto na vida (seja física ou jurídica) dos nossos clientes.
Cases de sucesso
Diante dos fatos anteriores, vamos apresentar dois grandes projetos de impacto realizado pela Porte que atingiram muitos ODS da ONU e foram grandes potencializadores do desenvolvimento sustentável.
O primeiro é o projeto na Comunidade Quilombola Colônia do Paiol, que contou com projetos interdisciplinares (levantamento topográfico, projetos arquitetônico, elétrico e hidráulico) e acompanhamento durante a execução da obra, que já se iniciou. A sua finalização vai impactar 800 pessoas e atingir 9 ODS da ONU:
(1) Erradicação da pobreza
(2) Fome zero e agricultura sustentável
(3) Saúde e bem-estar
(8) Trabalho decente e crescimento econômico
(9) Indústria, inovação e infraestrutura
(10) Redução das desigualdades
(11) Cidades e comunidades sustentáveis
(12) Consumo e produção responsáveis
(16) Paz, justiça e instituições eficazes
O segundo é o Aterro do Grama, um aterro de construção civil, que atua como forma de recuperação da área e precisa de projetos na área ambiental, como licenciamento ambiental, acompanhamento de condicionantes e o seguimento do Sistema MTR (responsáveis por geração, transporte e destinação de resíduos). Esse empreendimento atingiu 6 ODS:
(3) Saúde e bem estar
(8) Trabalho decente e crescimento econômico
(11) Cidades e comunidades sustentáveis
(12) Consumo e produção responsáveis
(14) Vida na água
(15) Vida terrestre
Por fim, podemos perceber que o empreendedorismo anda lado a lado com o desenvolvimento sustentável (socioambiental), podendo atingir vários dos objetivos da ONU.
Está interessado e quer saber mais sobre os projetos de impacto? Entre em contato conosco!
Por Gabriella Mendes
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.