Praticidade, funcionalidade e redução de custos são itens muito procurados no mundo atual. E isso, você pode encontrar usando a automatização residencial como fortalecedor do seu sistema de energia solar, além de tornar a sua casa mais inteligente.
Mas o que seria a “casa inteligente”?
A casa inteligente é a casa onde tudo que funciona por energia elétrica pode ser comandado pelo seu smartphone ou pela sua voz! Ela traz um novo conceito de conforto e qualidade de vida e talvez você já tenha visto algo parecido em filmes, séries ou novelas, mas agora, essa é uma tecnologia que virou realidade e está mais acessível para você, tornando sua casa mais confortável, econômica, segura e potencializando os resultados do seu sistema de energia solar.
Para você entender melhor essa solução, separamos esse conteúdo em alguns tópico essenciais:
Como essa tecnologia está chegando até nós?
A velocidade com que os avanços tecnológicos chegam até nós é cada vez maior. Concorda que há cerca de 10 ou 15 anos, não imaginávamos que teríamos um computador de alto desempenho a todo momento em nossas mãos, e hoje temos os smartphones, tablets e smartwatches? Com as casas inteligentes isso não é diferente e tudo está ligado a serviços de automação residencial, que buscam trazer mais praticidade e eficiência às tarefas e rotinas do nosso dia a dia através da tecnologia.
Mas qual a relação da casa inteligente com o sistema de energia solar fotovoltaica?
A resposta é: quanto maior o sistema de automação residencial da sua casa inteligente, menor é o tempo de retorno do investimento que você fez no sistema de energia solar. Mas antes de explicar como isso acontece, vamos explicar como a casa inteligente funciona.
Como as casas inteligentes funcionam?
Os comandos podem ser enviados de 3 diferentes formas:
Ex.: Acender ou apagar uma luz, alterar brilho e cor de uma fita de LED, ligar ou desligar uma TV…
Ex.: A cena cinema pode ser acionada ao dizer: “Alexa, hora do cinema”. E então, a casa fecha as cortinas, apaga as luzes, climatiza o ambiente na temperatura desejada e liga a TV. O único trabalho do usuário é escolher o filme!
Ex.: Acender as luzes de uma escada ao notarem a presença de alguém. Ou então, ao verificarem que a porta da casa foi aberta em um sábado à noite após as 23h, a casa se comunica com a internet e verifica que a temperatura ambiente está acima de 30°, por exemplo, então a casa acende as luzes por um tempo, liga o ar-condicionado do quarto e ativa o alarme de segurança logo depois.
A relação de sistemas de automação residencial com a energia solar e seus benefícios
Com todo esse controle, uma casa inteligente pode economizar até 30% no consumo de energia elétrica diminuindo o tempo em que aparelhos de ar-condicionado, luzes do jardim ou TVs fiquem ligados desnecessariamente. Ou seja, um sistema de energia solar com payback (tempo de retorno do investimento) de 5 anos pode se transformar em um sistema com payback de 3 anos e 6 meses.
Além disso, um sistema de automação residencial, diferente do sistema de energia solar, pode ser instalado por etapas possibilitando um orçamento mais adequado à sua capacidade de investimento.
Quer saber mais sobre as experiências que a casa inteligente pode proporcionar?
A Porte Empresa Jr. oferece essa solução. Temos especialistas que podem te ajudar a transformar o seu lar em um ambiente mais confortável, inteligente, seguro e econômico. Entre em contato conosco!
Por Roberto Lemos
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.