Casa Completa: a realização de um sonho!
Um dos maiores sonhos das famílias, e das pessoas em geral, é conquistar a sua casa própria, não é mesmo? Para isso, pensam-se nas necessidades e vontades para elaborar a sua residência, à sua maneira e gosto. Desse modo, a engenharia e arquitetura são ferramentas cruciais para essa realização!
Por isso, hoje trouxemos um conteúdo sobre um projeto muito especial para a Porte Empresa Júnior e dos nossos queridos clientes, que com a personalização conseguiram realizar as suas vontades.
Idealização do projeto
Pensando em construir a casa aos poucos, a ideia foi de projetar uma casa modular, que se adaptasse ao terreno íngreme, fosse concentrada em um pavimento, sendo o segundo apenas para o escritório da cliente, e possuísse circulação apenas externa. Com isso, pensando em uma solução completa, segura e confortável, de forma a atender a setorização e de forma a permitir a construção em etapas, iniciando apenas com o básico e depois ir fazendo os acréscimos, a construção assumiu um formato de ´´U“. Os projetistas da empresa se organizaram e elaboraram todos projetos necessários para essa realização: levantamento topográfico, projeto estrutural e arquitetônico, instalações elétricas e hidrossanitárias, além do sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais.
Concepção do Projeto
Fachada principal da residência vista da rua
Inicialmente, foram realizadas algumas visitas técnicas pelos projetistas ao local do terreno para entender os desejos dos clientes, coletar informações, entender as peculiaridades do relevo no local e realizar uma pré-elaboração do projeto. A partir disso, realizou-se a visita para o levantamento topográfico, que contou com a participação de alguns projetistas da engenharia civil e da arquitetura, uma vez que o terreno era muito extenso. Após gerar os dados e analisá-los, foi possível concluir que o terreno apresentava algumas características próprias. A iniciar, a rua estava em aclive, enquanto a topografia do terreno estava em declive, gerando um desnível grande entre eles.
O declive do terreno era caracterizado por três platôs (porções de terra elevadas) já existentes, que se iniciavam abaixo do nível da rua, o que os faziam não serem alinhados com a fachada do terreno. Além disso, eram inclinados, com tamanhos diferentes e estavam em diagonal a rua, apresentando ainda um comprimento muito grande. Esses fatos tornaram o projeto bem desafiador, mas a equipe se organizou e realizou a melhor solução para os clientes. Dessa forma, foi necessário realizar um levantamento mais preciso e complexo, com mais informações fidelizadas, que representassem mais fielmente as características do terreno, para que o projeto topográfico apresentasse um resultado satisfatório e leal a realidade, fundamental para a posterior elaboração do projeto arquitetônico, e para que os projetistas da engenharia civil e arquitetura pudessem trabalhar compreendendo os pontos de maior atenção e interesse da área.
Com isso, devido à divisão em platôs e suas dimensões, para garantir um melhor aproveitamento do terreno, com a mínima movimentação de terra possível, pensando em uma configuração viável e econômica, a melhor solução foi adotar algumas medidas conjuntas entre os projetos arquitetônico e estrutural. Por serem inclinados, não era possível encaixar a casa toda em apenas um nível, portanto a residência foi apoiada sobre um dos platôs já existentes (o mais próximo ao nível da rua), se estendendo para além do mesmo, ficando sustentada por pilotis no segundo platô, onde se localiza a área de lazer. Dessa forma, a casa foi implantada mais para trás no terreno de forma que ficasse parcialmente suspensa: a parte da sala e da cozinha ficaram no platô do meio servindo de cobertura – sustentada por pilotis – para a área de lazer no andar de baixo, que foi contemplada com churrasqueira, piscina de borda infinita, vista favorável do terreno, uma vez que os fundos do mesmo estavam de frente para um vale, aproveitando a iluminação e ventilação natural.
Vista externa ressaltando a iluminação, ventilação natural e piscina
Como dito, no primeiro andar estaria a maior parte da construção tendo circulação apenas externa, que foi concebida com uma área que conectava todos os ambientes, uma varanda coberta fechada por brises de três folhas, de correr e de madeira, que se fechavam de forma que a cliente conseguisse recolhê-los. Caso ela quisesse mais privacidade, conseguiria abrir os brises fechando toda a área e poderia girá-los permitindo a circulação do ar e bloqueando a vista de quem estiver na rua. Além disso, para aproveitar a vista, as duas paredes da sala que davam para o sudoeste e para o nordeste são portas de vidro de correr, tendo uma vista muito boa do condomínio rural onde a construção está inserida.
Vista interna ressaltando a iluminação e ventilação natural
No escritório, a parede que dá para o sudoeste não tem janela porque, apesar da vista, causaria ofuscamento após o meio dia. Naturalmente, essa parede ficaria quente e para evitar isso, teria que se fazer um telhado muito baixo para o sol não atrapalhar. No entanto, perderia a vista, então optou-se por não colocar a janela nessa parede, mas sim, do outro lado, pegando o sol da manhã sem atrapalhá-la. Outro desejo da cliente era ter um espaço para exposição de alguns itens que ela coleciona e para isso foi-se utilizado o mezanino, que servia como passagem do escritório ao outro lado da construção, acima da cozinha, onde ficaria a caixa d´água. Ainda, como forma de atender às necessidades dos animais de estimação, 3 cachorros e 5 gatos, o último platô foi destinado ao canil, por ser bem espaçoso para os cachorros se acomodarem, e para os gatos foi construído um quarto, que servia como gatil no andar principal da construção.
Além de atender aos pedidos, a Porte também se atenta muito à realidade dos clientes buscando a melhor solução. Inicialmente a cliente queria que fosse em estrutura metálica para ser mais rápida a construção. Entretanto, em conversa com orientador, foi visto que apesar de ficar mais rápido, por se tratar de um residência, sairia bem mais caro do que em estrutura tradicional. Ademais, por se tratar de uma construção modular, acabou sendo um ponto positivo por ser uma estrutura muito simples, uma malha estrutural muito simples como o formato foi em ´´U“. Não tinham pilares no lado interno da casa, somente nas partes externas, a largura máxima de vão foi de 5 m, que é a maior medida permitida para vão em estrutura convencional de forma viável. Os pilares ficaram apenas no entorno, permitindo extensões futuras pela modularidade.
Vista interna do escritório
Para acrescentar ainda mais a construção, o projeto de instalações elétricas foi realizado pensando nos benefícios que uma correta e segura instalação elétrica pode trazer à residência. O projeto foi realizado de forma alinhada às características arquitetônicas da residência, acompanhando o layout realizado, para que atendesse as necessidades dos clientes. Dessa forma, a organização dos equipamentos elétricos, pontos de iluminação e seus acionamentos, resultaram em uma solução facilitada e confortável para a família, seguindo as normas estabelecidas e os padrões da concessionária, e garantindo a segurança do local e o seu correto funcionamento.
Já o projeto hidrossanitário, foi projetado para o abastecimento, distribuição e escoamento de água, e a coleta de esgoto sanitário, sendo realizado de forma que gerasse um maior conforto a família, respeitando as pressões necessárias nos pontos de utilização e um traçado que minimiza os gastos de tubulações e inclinações das mesmas, além de destinar os efluentes gerados a uma fossa séptica, já presente no terreno, de forma que o mesmo tivesse um destino adequado.
Ademais, com um viés sustentável e econômico, o projeto de captação e aproveitamento de águas pluviais, complementou a solução completa dessa residência. Esse projeto teve como objetivo propor um sistema que fosse capaz de captar e armazenar a água proveniente das chuvas para que esta pudesse ser reutilizada em fins considerados não nobres na residência, como lavagens e irrigação. Além disso, com a utilização de sistemas de captação pluvial é possível reduzir em até 60% os gastos com o abastecimento de água, resultando em uma economia mensal para a família, além de auxiliar na diminuição do esgoto gerado pela mesma. Esse projeto de captação e reaproveitamento de águas pluviais teve como objetivo propor um sistema que fosse capaz de captar e armazenar a água proveniente das chuvas para que esta pudesse ser reutilizada em fins considerados não nobres na residência, como lavagens e irrigação.
Vista externa da entrada da residência
Por fim, foi realizada uma boa comunicação entre as áreas para que não houvesse incompatibilização entre os projetos estrutural, hidrossanitário, arquitetônico e elétrico no momento da execução e para que todos os projetos pudessem ser otimizados e eficientes, sendo realizadas modificações necessárias ao longo da sua elaboração. No mais, vale ressaltar que todos os projetos são realizados com base nas legislações vigente e aplicáveis, para garantir a sua aprovação legal e a execução compatível de todos os seus projetos.
Como a Porte satisfaz a vontade dos clientes?
Neste projeto, os clientes ficaram muito satisfeitos com a empresa e os projetos realizados, ressaltando que a Porte é uma equipe coesa e organizada. Além disso, nos retornou o NPS 10, enfatizando que indica a nossa empresa para outras pessoas.
E assim como neste projeto, através da compatibilização das áreas e a busca pela melhor solução, nós buscamos a personalização dos projetos, a fim de atender aos desejos, vontades e necessidades dos nossos clientes, para conseguir satisfazê-los e realizar os seus sonhos.
Essa é uma solução completa, onde nós podemos oferecer todos os projetos necessários para o projeto da sua casa. Ela está inserida dentro de outros grandes projetos que realizamos, prezando pelo seu bem-estar, conforto e segurança. Se você tem o desejo de ter a sua casa própria, entre em conosco. Nós podemos te ajudar: Clique aqui. Nós vamos adorar ter você como nosso cliente!
Por Beatriz Henriques, Camila Bittencourt, Gabriella Mendes e Paola Paiva
Lorem ipsum dolor siamet enet
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.