Captação e Reuso de Águas Pluviais: Tudo que você precisa saber sobre esse projeto!

Em empresas e grandes empreendimentos, há um grande consumo de água, e consequentemente um grande gasto nessa conta. O valor da tarifa de água da Cesama, para estabelecimentos comerciais e industriais é de R$26,88 e R$33,15 respectivamente. Todavia, caso haja um grande consumo, esse valor pode se tornar bem expressivo. Uma maneira de economizar nessa conta, e ainda ajudar o meio ambiente, é o Projeto de Captação e Reuso de Águas Pluviais. No texto de hoje falaremos sobre:

  • O que é o Projeto;
  • Benefícios;
  • Leis sobre o Reuso;
  • Etapas do Projeto;
  • E muito mais!

Esse projeto consiste em utilizar as águas das chuvas, coletadas através de calhas e afins, e armazená-las podendo utilizá-las em tarefas que envolvam uso não potável de água, como:

  • Irrigação de jardins;
  • Lavagem de carros e ambientes externos;
  • Descargas;
  • Entre outros.

O reuso de águas é um investimento de baixo risco, tendo casos em Teresina, e que em períodos chuvosos, a economia de água chegou a 80%. Nesse artigo abordaremos as vantagens de realizar esse tipo de projeto.

1. Benefícios:

  • Sustentabilidade: Uma área que vem crescendo muito, e se tornando prioridade não só de clientes, mas de pessoas, é o ESG (Environmental, social and corporate governance) em português Governança ambiental, social e corporativa. Esse movimento consiste nas empresas se preocuparem mais com o meio ambiente e com as pessoas, não só com o lucro. O projeto de Reuso, se encaixa perfeitamente nesse aspecto, visto que é um projeto com altos ganhos ambientais. Além disso, estima-se que existam 97,5% da água do mundo não potável, e dentro desses 2,5%, a maioria (69%) é de difícil acesso, aumentando ainda mais a necessidade de preservação da água potável.
  • Economia: Como dito anteriormente, a economia gerada pelo projeto de reuso pode chegar a atingir 80% na conta de água, esse valor além de não ser pago, poderá ser investido para o maior crescimento da empresa. Da mesma forma, esse investimento tem um payback bem alto. Foi realizado uma avaliação de payback de um investimento para uso de 30 descargas divididas em 15 pavimentos, sendo esse dinheiro, reavido em 4,5 anos.


2. Leis sobre Reuso:

O projeto de lei 2451/20 que está sujeito a aprovação no plenário, torna obrigatório o reuso de água, proveniente de chuvas e afins. Este projeto que ainda espera a aprovação da Câmara dos deputados, tornará obrigatório o reuso em algumas cidades em que a lei estará vigente, e nas demais será optativo (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

3. Etapas do projeto:

  • Análise do Local: Nessa etapa são observadas as plantas do local, e a área de contribuição do Telhado.
  • Traçado e Dimensionamento da Tubulação: Nessa etapa, com ajuda do software Revit, são feitos os traçados da tubulação tanto em 2D, quanto em 3D, facilitando assim a melhor visualização. O traçado é feito desde a coleta das águas da chuva até o destino final (Reservatório). Também é realizado o dimensionamento, para que não haja nenhum tipo de interrupção da água na trajetória dela.
  • Entrega das Pranchas e Memorial descritivo: Nessa etapa, é realizada a entrega das pranchas do projeto com cortes, vistas e as plantas do local. Além de entregar o caminho da tubulação. O memorial descritivo, é um resumo do que foi usado no projeto e seus porquês.

4. Conclusão

Neste artigo, analisamos o projeto de Reuso de Águas Pluviais, bem como suas etapas e seus benefícios. Este projeto é uma grande economia para empresas, podendo ser a virada de chave na transformação de uma conta no vermelho, para um possível lucro – Que se investido no negócio, pode gerar uma bola de neve sem precedentes. Além disso, também foi analisado que este projeto está de acordo com a nova pauta mundial (ESG), sendo um projeto que será muito bem visto, além de cuidar do nosso maior bem, o planeta. Igualmente, o governo está constantemente tentando tornar obrigatório esse projeto, se adiante a isso!

Com tudo isso dito, o que você está esperando para realizar esse projeto? Contate a Porte e solicite seu diagnóstico gratuito! Todos esses benefícios, podem se tornar realidade.

Por Pedro Guamá

Deixe um comentário