A preservação de recursos hídricos é um assunto cada vez mais discutido em nossa sociedade. Afinal, a água é o recurso mais importante para nossa sobrevivência. Porém, o que estamos presenciando atualmente é um aumento considerável na escassez desse recurso, e a tendência é que isso venha a se agravar. Uma das possíveis alternativas para amenizar essa situação é com a criação de sistemas alternativos de acesso ao recurso, como a captação de águas pluviais, por exemplo.

Continue a leitura e saiba mais sobre o projeto de captação de águas pluviais e qual sua importância para a nossa sobrevivência em sociedade.

Cenário hídrico mundial

Em 2015 a ONU divulgou um relatório que apontou que a escassez de água afetará dois terços da população mundial até 2050 e 1,8 bilhões de pessoas estarão vivendo em zonas muito secas. Atualmente, uma em cada nove pessoas não têm acesso a água potável suficiente para sobrevivência.

Os números são de fato alarmantes e são consequências de diversos aspectos como o crescimento demográfico, as inúmeras mudanças climáticas, além do constante desperdício e contaminação da água.

Mesmo o Brasil que é um país muito rico em recursos hídricos – abriga 12% da água potável do mundo – ainda existem regiões no país que não tem acesso à água potável, e que dependem de caminhões pipas para sobrevivência.

Captação de Águas Pluviais: uma possível alternativa

De acordo com o cenário apresentado anteriormente, podemos perceber a importância da sociedade como um todo conscientizar-se sobre a necessidade de preservação desse recurso. Não podemos esperar que a solução venha das esferas políticas somente, esse é uma problemática em cadeia, ela acontece inclusive em nossas casas, quando desperdiçamos litros de água por dia. O uso racional da água deve ser uma prioridade para toda a população.

O sistema de captação de águas pluviais é uma das possíveis alternativas para evitar o desperdício de água potável. Ele consiste, basicamente, na captação de água das chuvas, que passa por um tratamento para ser reaproveitada para fins onde não há necessidade de utilização de água potável, como por exemplo para a jardinagem e em aparelhos sanitários.

Entenda como funciona o processo de captação de águas pluviais nesse texto.

Locais de uso indicado da água proveniente do sistema de captação

É importante ressaltar que mesmo depois de tratada, a água captada da chuva não pode ser utilizada para qualquer fim, pois mesmo após o tratamento ainda podem haver microrganismos prejudiciais à saúde. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou uma lista na qual apresenta os locais indicados para aproveitando da água da chuva tratada para fins não potáveis.

  • Descarga de vasos sanitários
  • Limpeza de automóveis
  • Lavar roupas
  • Lavar o jardim
  • Reserva para casos de incêndio

Deixe um comentário