ARQUITETURA INCLUSIVA: PROJETANDO AMBIENTES ACESSÍVEIS

Quando se fala nesse tema, muito vem à mente: a preocupação com rampas, barras, vagas preferenciais nos estacionamentos. Mas você sabia que a acessibilidade envolve muito mais do que isso? A partir da execução de projetos acessíveis, pessoas com deficiência (PCD’s) e com mobilidade reduzida têm a possibilidade de usufruir de espaços públicos, mobiliários urbanos, serviços de transporte, meios de comunicação e etc, de forma autônoma e segura.
Tempo de leitura: 8 minutos

Navegue pela página:

Importância do Projeto de Acessibilidade

Além das PCD’s e mobilidade reduzida, devemos pensar que qualquer um está sujeito, em algum momento de sua vida, a enfrentar dificuldades para a realização de atividades, seja devido a acidentes, doenças ou, simplesmente, pelo processo natural de envelhecimento! Com certeza você não gosta de ir na rua e enfrentar calçadas com buracos/obstáculos, ou até mesmo escorregar no piso da sua casa, não é mesmo?!
Daí surge a necessidade de um projeto acessível de qualidade, atrelado a possibilidade de proporcionar ambientes acolhedores, que forneçam conforto, bem-estar e espaços inclusivos a todos os usuários. Hoje, há vários normativos que amparam legalmente a produção de ambientes acessíveis. E, somado a esses dispositivos legais, o profissional deve respeitar e entender a diversidade, afinal não há corpo padrão, somos diversos! E o projeto de Acessibilidade da Porte contempla todas essas questões. 

Acessibilidade na Arquitetura e Urbanismo

Muito além do desenho/design universal – que com base em pesquisas em ergonomia, busca as melhores soluções construtivas possíveis para evitar a existência de barreiras físicas, que dificultem o uso por pessoas com deficiência – a acessibilidade na arquitetura e urbanismo, deve buscar gerar experiências atmosféricas, visuais e sentimentais semelhantes a todos os usuários do espaço, estabelecendo as mesmas possibilidades de uso. 
 
Evidentemente, as construções arquitetônicas e urbanísticas brasileiras deixam muito a desejar quando o assunto é a criação de ambientes acessíveis, sendo assim, é de extrema importância o investimento em espaços que respeitem a diversidade de corpos buscando a eliminação de barreiras. 
 
Edifícios e locais de uso público, devem unir tecnologia e decisões projetuais que, não só sigam as normas mínimas para construções acessíveis, mas também sejam agradáveis e sensorialmente confortáveis para todos os usuários.
 

A criação de arquiteturas realmente acessíveis é um dever projetual que estimula a empatia e contribui no combate ao capacitismo.

Como é feito/como funciona o projeto?

O projeto de acessibilidade, como feito pela Porte, fornece informações graficamente detalhadas de forma a garantir que as condições adequadas de acessibilidade sejam atendidas durante a execução da obra. 
Todo o projeto é desenvolvido com base na NBR 9050 (2004, atualizada em 2020), que define as diretrizes para projetos de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos acessíveis, e em conformidade com as necessidades particulares dos usuários do espaço, buscando garantir ambientes realmente inclusivos e confortáveis, seguindo não somente os requisitos técnicos mínimos previstos em norma. 
Nos projetos de acessibilidade da Porte sempre são levados em conta a escolha correta de revestimentos, iluminação adequada, escolha personalizada de layout, adequação nas dimensões e formas de abertura das portas e janelas, instalação de rampas (se necessário) e entre outras questões que podem variar de acordo com o tipo de projeto. Presta-se atenção especial em projetos de banheiros e cozinhas acessíveis de forma a sempre visar a segurança, conforto e possibilidade do uso autônomo dos espaços. 
Ainda tem dúvidas sobre as vantagens do projeto de Acessibilidade? Então vamos lá apontar algumas delas:
  • Profissionais capazes de avaliar o melhor custo-benefício de acordo com suas necessidades;
  • Criar espaços inclusivos;
  • Estar de acordo com a legislação;
  • Profissionais pensando nos detalhes para tornar seu ambiente mais seguro;
  • Criação de ambientes que fortaleam a autonomia dos usuários

Realize uma Consultoria Gratuita!

Conseguiu compreender porque o projeto é importante?

Para conhecer ainda mais sobre a Porte Empresa Júnior e sobre o projeto, realize uma Consultoria Gratuita. Nós podemos ajudar e vamos adorar tê-lo como cliente!

Texto por:

 

Eduardo Oliveira  – Projetista da Arquitetura e Urbanismo

 

Priscila Oliveira  – Gerente de Vendas

Deixe um comentário