Como o projeto de arquitetura pode impulsionar a sua lucratividade?

A Arquitetura de Comércio e Serviço possui diretrizes que visam destacar o estabelecimento aos olhos do consumidor, como o projeto de fachadas, de vitrines, piso e layout. Chamamos de Layout a forma como organizamos o espaço, a disposição do mobiliário, geralmente apresentada em planta baixa. A partir de um bom layout podemos traçar uma boa exposição dos produtos.

Nesse artigo, falaremos um pouco melhor do projeto arquitetônico para o seu estabelecimento comercial e como este pode impulsionar na sua lucratividade.

  • O que é o projeto de layout para as pessoas envolvidas? 
  • Um pouco sobre as estratégias de projeto
  • A importância da iluminação

O que é o projeto de layout para as pessoas envolvidas?

Para o consumidor isso significa facilidade de compra, a lembrança de outras necessidades e economia de tempo. Para o varejista, aumento da lucratividade, valorização do espaço da loja, atração de novos consumidores e a criação de um sentimento de fidelidade dos clientes. Já para os fornecedores é o aumento da rotatividade dos produtos e o vínculo de fidelidade com a marca e os produtos.

Para que o layout seja eficiente deve-se incentivar a movimentação dos consumidores de modo a contemplarem produtos além dos quais haviam planejado comprar. Além de saber valorizar os espaços com a melhor compatibilidade de mercadoria.

Um pouco sobre as estratégias do projeto

Uma maneira de realizar essas estratégias é dividir o espaço em zonas, é posicionar as mercadorias de primeira necessidade ao fundo da loja, enquanto os produtos em liquidação são posicionados na entrada, e as outras zonas trabalham numa escala gradual dessa divisão, estimulando e orientando o consumidor a passar por toda a loja e ter contato com muito mais produtos.

Além disso, é importante planejar a posição de gôndolas e expositores para terem maior efeito visual, ou seja, serem vistos com mais facilidade. Isso pode ser feito através de uma simples inclinação desses: a alteração de 90° para 45° já possibilita uma melhor exposição dos produtos e chamando a atenção de quem antes passaria por aquela trecho sem perceber.

A importância da iluminação

A iluminação do ambiente comercial é tão importante quanto o layout e a própria arquitetura. Basta fazer a conexão de que a iluminação nos permite ver, e não só o que, mas como. Para cada conteúdo exposto existe um tipo de iluminação adequada, seja para permitir a melhor reprodução de cor possível, como para um estabelecimento de roupas, sapatos, etc; permitir a leitura nítida de produtos, entre muitos exemplos. Além disso, através da iluminação é possível produzir sensações, sejam elas agradáveis, como conforto, aconchego e limpeza, que podem provocar o envolvimento do cliente e a sua permanência no local, como podem ser desagradáveis, provocando reações contrárias e de rejeição, esse último pode ser evitado com um bom projeto.

Além disso, um projeto de iluminação não precisa ser complexo ou excessivamente caro, o mercado hoje possui produtos para diferentes demandas que produzem variados efeitos, como fachos de spotlights, até mesmo as fitas LED, que são muito versáteis. Um ponto de atenção é variar entre luz direta e indireta, para criar a sensação de bem estar almejada, além de pensar possibilidade de reformulação do espaço ao longo do tempo, como uma forma de evitar gastos desnecessários.

A Porte Empresa Jr. realiza o projeto de arquitetura comercial, fachada e interiores e pode, com excelência, participar da transformação do seu comércio, ajudando a alavancar seus lucros!

Conteúdo por Bianca Muller.

Deixe um comentário