UNINDO PROJETO ARQUITETÔNICO E HIDROSSANITÁRIO: A SOLUÇÃO PARA EVITAR GASTOS

Para evitar problemas em uma execução de obra, desenvolver um projeto com qualidade é essencial. Mas você já parou para pensar sobre os diferentes projetos e qual a relação entre eles? No blog de hoje vamos apresentar a compatibilização entre projeto arquitetônico e hidrossanitário.

Tempo de leitura: 4 minutos

Navegue pela página:

Compatibilizar projetos significa ter um alinhamento entre as partes que realizam os projetos, analisando pontos de interferência e evitando desencontros projetuais. No caso dos projetos arquitetônico e hidrossanitário, tendo em vista que as tubulações, em geral, devem ficar embutidas nas paredes e ao mesmo tempo responder ao traçado correspondente ao posicionamento dos mobiliários hidrossanitários fixos, a interação entre os projetos deve ser muito bem definida. Por isso a necessidade de discussões diversas entre a engenharia civil e a arquitetura.

 

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico diz respeito a todo o planejamento e detalhamento do objeto a ser construído. É a documentação das ideias e do processo de pensamento do arquiteto, perpassando desde a etapa de análises de viabilidade, depois concepção junto ao cliente, até a construção do produto final.

O produto deste processo de planejamento pode ser desde uma casa, edifício, centro comercial, fábrica, galpão e entre diversas outras possibilidades, abrangendo programas de utilização variados. 

A documentação de todo o percurso projetual é feita a partir de representações gráficas minuciosas – planta de implantação, planta baixa, plantas humanizadas, cortes, detalhamento de fachadas, planta de cobertura e diversos outros desenhos necessários para compatibilização com as engenharias  e para que a obra possa ser executada corretamente.

Vale ainda ressaltar que o bom projeto arquitetônico, além de preocupações estéticas e formais, deve se preocupar com custo-benefício, segurança, conforto ambiental, sustentabilidade, acessibilidade, ergonomia e, principalmente, com a vivência dos clientes ou usuários do espaço.

Projeto Hidrossanitário

O projeto hidrossanitário inclui o projeto hidráulico e sanitário. Para iniciar, é necessário que o arquitetônico já esteja encaminhado e se for realizado pela Porte é uma grande vantagem, com projetos 100% compatibilizados. O hidrossanitário oferece o traçado das tubulações hidráulicas e sanitárias das peças já posicionadas pelos especialistas da arquitetura no projeto arquitetônico, assim como é feito o dimensionamento dessas tubulações, sempre visando a economia de material.

O hidrossanitário tem como objetivo proporcionar para o(a) cliente segurança, estar conforme a legislação, evitar problemas como rompimento de tubulações, posicionamento incorreto na execução e infiltrações.

 

Benefícios de compatibilizar esses projetos

Algumas vantagem que você obtem ao realizar os projetos 100% compatibilizados:

  • Evitar erros: elaborando bons projetos e bem conversados, evitam-se problemas na execução de obra.
  • Minimização de gasto com materiais: conciliando esses projetos é possível adequar de forma conjunta as posições das áreas molhadas (onde o projeto hidrossanitário atua) e, assim, minimizar o gasto de materiais, como por exemplo, a tubulação utilizada na parte hidráulica e sanitária.
  • Economia: quando os projetos não estão conformes, há grandes chances de gerar adaptações no projeto arquitetônico, ou seja, modificações, quando o projeto hidrossanitário for elaborado. Isso ocasiona desperdício financeiro e aumento de duração na elaboração de projetos.
  • Conforto: o diálogo entre arquitetura e engenharia civil é facilitado quando realizado no mesmo ambiente, proporcionando maior conforto para o(a) cliente durante a elaboração de todos os processos.

Quer evitar gastos desnecessários? Garanta a compatibilização dos seus projetos com a Porte! Entre em contato conosco, será um grande prazer te ajudar!

Texto por:

Eduardo Oliveira - Arquitetura e Urbanismo

Germana Mendonça - Engenharia Civil

Deixe um comentário