As fontes de energia renováveis são recursos naturais considerados inesgotáveis e utilizados para a geração de energia. Essas fontes trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem minimamente o meio ambiente se comparadas às fontes convencionais de energia (Combustíveis fósseis). No caso da energia solar, a maioria dos equipamentos utilizados são recicláveis, aumentando ainda mais a contribuição com o meio ambiente.
Como exemplos destas fontes temos a luz do sol (energia solar fotovoltaica), os ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), dentre outras. No Brasil a maior parte de sua matriz energética utiliza a energia hídrica, sendo a energia solar e eólica fontes emergentes no país.
Em relação às fontes de energia não renováveis (Combustíveis fósseis) elas não se renovam, podendo assim acabar devido ao uso exagerado na produção de energia e combustíveis, além de gerarem emissão de carbono durante suas queimas, o que é prejudicial ao meio ambiente.
Figura 1- Matriz Elétrica Brasileira 2019 (BEN, 2020).
Por conta disso, o investimento em energia renovável a cada ano vem superando o feito em combustível fóssil em todo o mundo, de acordo com as pesquisas mais recentes. Isso fornece um forte sinal em relação ao declínio do investimento em combustíveis fósseis.
A Energia Solar Fotovoltaica tem um perfil de Investimento/Retorno superior aos combustíveis fósseis, o que acaba gerando medo devido ao alto investimento que é necessário em alguns casos, mas as pesquisas indicam o aumento na demanda por esse tipo de energia. Além disso, o payback (Retorno do investimento) costuma vir em cerca de 3 a 5 anos, gerando grandes lucros depois desse tempo.
O investimento na geração própria, além de gerar benefícios diretos ao meio ambiente garante maior autonomia aos seus usuários, diminuindo significativamente os impactos dos aumentos tarifários que tanto afetam o planejamento de empresas e pessoas.
No Brasil, o estado de Minas Gerais segue forte como primeiro colocado no ranking nacional da geração distribuída solar fotovoltaica, com a maior potência operacional e o segundo no ranking nacional da geração centralizada solar fotovoltaica, tendo mais investimentos a cada ano no setor de energia solar.
Figura 2 – Ranking Nacional de Potência Instalada da Geração Distribuída (GD).
Essa colocação do estado levou a criação do projeto Sol de Minas, em 2019, que tem o objetivo de alavancar ainda mais o protagonismo do estado no setor de energia fotovoltaica em relação ao Brasil. O projeto apresenta inúmeras oportunidades para o mercado.
Mas porque investir agora em energia solar?
A energia solar não é somente uma forma de se gerar energia renovável, mas também uma forma de economizar dinheiro. Algumas de suas vantagens são:
Ficou Interessado e quer saber mais sobre esse projeto? Entre em contato com a Porte. Nós temos especialistas neste assunto e podemos te ajudar a investir em um sistema seguro, econômico e sustentável!
Por: João Vitor Assis
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.