Projeto Fotovoltaico: Saiba o que precisa para comprar o seu!

O projeto fotovoltaico pode precisar passar por algumas etapas antes de ser devidamente instalado, e no post de hoje vamos falar um pouco sobre as dicas:

  • Tenha suas contas de energia em mãos
  • Atente-se ao tipo do seu padrão de entrada de energia
  • Tenha em mente todas as casas/estabelecimentos que podem receber o benefício da usina
  • Verifique débitos pendentes perante a concessionária
  • Observe a natureza e as condições do seu trabalho

Quer entender melhor essas dicas? Só continuar acompanhando esse post!

Quando olhamos para o panorama energético brasileiro nos últimos anos, podemos observar uma ascensão significativa da popularidade das usinas de geração de energia solar fotovoltaica. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), estima-se um crescimento de 68% no setor em 2021, atrelado à atração de mais de 22,6 bilhões de reais em investimentos privados e à geração de mais de 118 mil empregos ainda neste ano.

Tudo isso está intimamente relacionado com os inúmeros benefícios trazidos pelos projetos fotovoltaicos, tanto pela perspectiva financeira quanto pelo ponto de vista ambiental e sustentável.

E você, já conhece essas vantagens e tem interesse em fazer o seu projeto? Então veja as dicas que separamos para te ajudar a realizar esse sonho!

  • Tenha suas contas de energia em mãos: 

Para que você possa aproveitar ao máximo as vantagens do projeto, é interessante que a sua usina seja dimensionada exclusivamente para você de acordo com o seu padrão de consumo de energia. A melhor forma de obtermos essas informações é através da conta de energia, portanto mantenha a mais recente em mãos, e se tiver interesse em aumentar ou diminuir seu consumo, não deixe de contar para quem estiver fazendo seu orçamento.

  • Atente-se ao tipo do seu padrão de entrada de energia:

O padrão de entrada é o ponto de ligação entre a concessionária de energia e a sua casa ou estabelecimento, sendo que ele pode ser de um destes três tipos: monofásico, bifásico ou trifásico. Para que seja possível instalar sua usina, é preciso que seu padrão seja bifásico ou trifásico. Essa informação está disponível no cabeçalho da conta de energia e, caso ele seja monofásico, será necessário solicitar um novo padrão. 

  • Tenha em mente todas as casas e estabelecimentos que podem receber os benefícios da usina:

Com um único projeto, é possível aproveitar os benefícios e créditos de energia em diversos lugares. Por exemplo, se eu instalar uma usina na minha casa de campo, posso usufruir da geração também no meu apartamento no centro da cidade ou na casa da minha mãe. Há apenas duas condições para isso: todas as unidades consumidoras devem ser ligadas à mesma concessionária e as contas de energia devem estar no nome (ou CPF) do mesmo titular. Caso as contas tenham titulares diferentes, não se preocupe, você será capaz de solicitar as devidas modificações à concessionária. 

Observação: essa dica também é válida para pessoas jurídicas. Neste caso, ao invés de observar se todas as contas estão registradas no mesmo CPF, atente-se ao CNPJ. 

  • Verifique débitos pendentes perante a concessionária:

Se você tem alguma pendência frente à concessionária, tome cuidado! Além de todos os transtornos que isso causa, ela também impossibilita que seu projeto fotovoltaico seja aprovado e consequentemente, não poderá ser instalado. 

Além disso, caso haja débitos pendentes após a realização do projeto, pode ocorrer o corte do serviço da concessionária e esse corte de serviço compromete a utilização do sistema fotovoltaico, uma vez que ele depende da rede por conta do sistema de créditos. Outro fator importante para evitar o corte de energia, é que a continuidade do fornecimento de energia à noite é feita pela concessionária.

Caso você queira saber se há algum débito, basta entrar no site da concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica da sua região. No caso de Juiz de Fora, a responsável é a CEMIG, basta clicar aqui para conferir.

  • Observe a natureza e as condições do seu telhado:

Caso haja intensidade luminosa e espaço suficiente para instalação, nada impede também que as placas solares sejam instaladas no chão, caso que é comum em regiões rurais. No entanto, se tratando de área urbana, a alta concentração de casas nas cidades restringe o espaço de quintais e áreas externas. Com isso, não é legal ocupar esse espaço com as placas, certo? Para isso, o local mais indicado para elas serem instaladas é no telhado, pois além de ocuparem um espaço que antes era inutilizado, é possível aproveitar melhor a energia solar em várias situações.

Para isso, é necessário verificar se seu telhado está em boas condições, capaz de receber a instalação das placas solares. Outro ponto importante que a equipe de instalação irá analisar é a inclinação e posição do telhado, voltado para o melhor aproveitamento da luz solar.

Se interessou pelo projeto fotovoltaico? Entre em contato com a Porte!  Temos especialistas nas áreas e podemos proporcionar projetos de alta qualidade, visando sempre a segurança, economia e satisfação dos nossos clientes!

Caso queira saber mais sobre o fotovoltaico e suas vantagens, entenda também como você pode economizar até 95%  na sua conta de luz aqui!

Por Carla Valle e Tiago Oliveira

Deixe um comentário