Estamos em 2020 e vemos acordos mundiais de controle da emissão de gases do efeito estufa sob risco, números de incêndios em áreas de preservação crescendo e acidentes que causam desastres naturais de danos incalculáveis.
Por outro lado, vemos também o desenvolvimento da exploração de fontes de energia renováveis, como solar e eólica, crescimento da produção de carros híbridos e elétricos e ampliação do acesso a soluções sustentáveis que gerem impacto dentro da casa das pessoas.
Pensando nestes últimos pontos positivos citados acima, você imagina quais setores têm eles em comum? Pois é sobre isso que queremos falar: tecnologia e sustentabilidade (ambiental e econômica) caminhando na mesma direção.
Como a tecnologia anda junto com a sustentabilidade?
Hoje em dia, se quisermos aplicar o conceito de sustentabilidade, que é explorar os recursos que temos à nossa disposição sem comprometer as gerações futuras, em nosso dia a dia, nada melhor do que começarmos com nossas casas, não é mesmo? E a tecnologia, por meio da integração entre a automação residencial, sistemas de aproveitamento de águas pluviais e telhados verdes, traz uma ótima solução que você pode ter na sua casa!
Quais sistemas sustentáveis posso ter na minha casa?
A água é o recurso mais precioso que o homem pode ter e precisamos reduzir ao máximo o seu desperdício. Uma ótima forma de consumí-la sustentavelmente é unindo-a à automatização.
E como isso pode ser realizado?
Os sistemas de captação da água da chuva para fins não potáveis e a reutilização em descargas e torneiras, podem ser integrados a um sistema de controle de níveis de reserva e consumo, oferecidos pela automação residencial.
Em suma, como consequência, vem a economia na conta de água da sua casa.
Como a sustentabilidade gera economia para o meu bolso?
A utilização de telhados verdes foi mencionada anteriormente e você deve estar pensando: “Mas Porte, o que o telhado verde tem a ver com isso?
O telhado verde traz como principal benefício o conforto térmico da sua casa reduzindo a necessidade de utilização de ar-condicionados e ventiladores, e claro: se reduziu a utilização de equipamentos elétricos, também reduziu o consumo de energia elétrica gerando economia para você.
Ah, e ele não é útil apenas para regiões quentes, ok? Se vc mora em locais frios, o telhado verde faz o efeito inverso, fazendo com que o calor fique dentro da casa, barrando o frio que vem de fora e reduzindo a utilização de aquecedores.
E para tornar o seu sistema mais completo, sua casa inteligente é capaz de decidir ligar ou não seu sistema de climatização de acordo com a temperatura proporcionada pelo telhado verde.
Já tinha pensado nessas alternativas de tecnologias sustentáveis para valorizar e tornar sua casa mais econômica?
A Porte pode te ajudar a tornar a sua casa mais inteligente, sustentável e, ainda, reduzir os custos. Entre em contato conosco!
Por Roberto Lemos
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.