Controle de Acesso é um sistema eletrônico que estabelece restrição, de maneira automática, e controla a circulação de pessoas, garantindo o acesso somente a indivíduos pré-determinados.
Baseado em credenciais validadas, ele identifica e concede ou não a permissão de entrada e saída. Através dele, é possível controlar quem utiliza determinado equipamento, consume algum serviço restrito ou entra e sai de um local específico.
Esse papel tem sido desempenhado desde sempre por profissionais como porteiros, vigilantes e recepcionistas, que fazem a identificação e liberam a passagem, mas com a evolução da tecnologia, a automação desse processo se mostrou o jeito mais econômico e eficaz de investir e segurança.
Cada nicho tem sua particularidade, mas o Controle de Acesso atende bem diferentes segmentos justamente por ser personalizável. Em prédios e condomínios, pode ser utilizado para controlar o fluxo de entrada e saída de moradores, colaboradores, veículos e liberar a passagem de visitantes.
As empresas podem se beneficiar, registrando com facilidade os horários de entrada e saída dos funcionários, além de controlar o fluxo em determinados setores.
Nos colégios, faculdades e instituições de ensino em geral pode ser usado para monitoramento de frequência e para evitar a circulação de quem não é autorizado.
Em um restaurante universitário, por exemplo, garante acesso unitário somente a alunos, professores funcionários, evitando fraudes.
Se há um grande fluxo de pessoas, a automação de acesso pode garantir a higiene e saúde de quem transita por ali, visto que há métodos que não demandam contato físico e evitariam hábitos como pegar em uma maçaneta. Além de mitigar os riscos de contágio, os hospitais poderiam também limitar o acesso a ambientes específicos e acompanhar o número de visitantes.
QR Code: o leitor valida o QR Code apresentado na tela do celular e garante temporariamente a passagem. Possibilita a liberação de visitantes de maneira remota, já que o morador pode enviar o QR code e permitir a entrada sem que seja necessário o uso do interfone.
Identificador de Senha: teclado que recebe e valida a senha particular de cada usuário.
Leitores Biométricos: equipamentos que fazem uma leitura de características físicas, como impressão digital, leitura de retina, reconhecimento de voz, palma da mão e reconhecimento facial.
Chave Portátil: pode ser um cartão, um código de barras, tarja magnética ou algum adesivo que o circuito eletrônico vai reconhecer.
Essas chaves e leitores podem controlar portas, portões, cancelas e catracas, com diversas configurações possíveis.
Por Pablo James e Tânia Kiefel.
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.