Arquitetura Emergencial: Alternativas em tempo de COVID-19

Devido ao novo Coronavírus, o mundo vive uma nova realidade. Espaços que antes eram vistos cheios de pessoas vivendo suas vidas e realizando as mais diferentes atividades, sejam de trabalho ou lazer, hoje estão vazios como uma alternativa à não propagação do vírus. Porém, ao contrário dos ambientes acima, os ambientes de saúde passaram à atuar com uma intensidade acima do normal para atender a alta demanda da população com relação ao COVID-19. Muitas vezes tamanha demanda, principalmente nos grandes centros urbanos, exige dos hospitais uma infraestrutura acima do que eles normalmente comportam.

  • Hospitais de Campanha
  • Projetos Inovadores
  • Cuidados

Hospitais de Campanha

Para atender à essa nova realidade, o mundo busca uma forma de ampliar os ambientes de saúde, e uma forma já comprovada historicamente é a construção de hospitais de campanha, que são instalações temporárias que buscam desafogar o sistema de saúde, abrigando as pessoas em tratamento. Seja durante pandemias, guerras ou ações humanitárias, os hospitais de campanha funcionam como um excelente apoio para profissionais de saúde e garantem tratamento em larga escala à população.

Atualmente, arquitetos do mundo inteiro trabalham criativamente para pensar em ambientes de saúde temporários que garantam uma qualidade similar ou melhor que os hospitais fixos. Com o avanço continuo das tecnologias, alguns fatores essenciais para a saúde como ventilação, iluminação e armazenamento de produtos ganham novas opções, melhorando assim a performance do espaço nesse sentido. Um outro fator importante, é a facilidade de montagem e desmontagem das estruturas, que favorecem o tempo de instalação de novas praças de tratamento, além de um transporte mais eficiente.

Projetos Inovadores

Os mais renomados arquitetos do mundo, nesse momento, exploram as mais diversas formas de se pensar esses ambientes com alterativas que variam entre estruturas retrateis, paredes infláveis e coberturas tensionadas. Abaixo alguns dos exemplos de projetos inovadores para abrigar a nova demanda do COVID-19. 

Imagem 01: Proposta do arquiteto italiano Carlos Ratti
Imagem 02: Proposta do arquiteto italiano Carlos Ratti

Nessa proposta do arquiteto italiano Carlos Ratti, containers são usados dar abrigo à UTI móveis para pacientes em estado grave de COVID-19. A ideia de se usar containers surge da necessidade de instalação rápida, já que o container já é uma estrutura pronta que precisa apenas de adaptações, além do fator sustentabilidade.

Imagem 03: Módulo de Tratamento Intensivo
Imagem 04: Transporte

Este segundo projeto é proposto pela startup estadunidense Jupe Health. Nesse modelo, a estrutura é dobrável, precisando apenas ser estendida por encaixes metálicos, semelhante à uma barraca. Um grande facilitador desse projeto é transporte, já que antes de montadas, as tendas são armazenadas em um formato de bandeja, como mostra a Imagem 04.

Imagem 05: Hospital temporário no Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo

No Brasil um projeto que ganhou destaque na mídia foi o hospital temporário construído no Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo. Diferentemente dos exemplos anteriores, a construção é pensada de forma mais ampla buscando atender coletivamente a população em um único grande espaço.

Cuidados

Com esses e diversos outros projetos, o mundo tenta se adaptar à nova realidade imposta pelo COVID-19, estudando novas tecnologias alinhadas à medicina. Porém, nesse cenário de crise, não só ambientes de saúde necessitam de atenção. Para evitar a disseminação do vírus, cuidados com os ambientes que vivemos rotineiramente devem ser protegidos. Aí vai a dica da Porte Empresa Jr. para alguns cuidados para sua casa ou para seu estabelecimento comercial.

– Mantenha maçanetas e puxadores sempre limpos;

– Higienize periodicamente superfícies de contato rotineiro como mesas e bancadas;

– Preocupe-se em manter o ambiente sempre ventilado;

– Atente-se à limpeza dos filtros de ar condicionado;

– Atenção especial na limpeza de superfícies rugosas, que armazenam o vírus por mais tempo.

Por Thiago Rocha.

Deixe um comentário