Como sua empresa está lidando com a pandemia?

Quais práticas adotadas por organizações referências em tempo de COVID-19? Quais são as melhores saídas para superar a crise econômica?

Com a pandemia do Coronavírus, muitas empresas juniores e seniores estão se adaptando ao cenário e repensando seus modelo de negócios, para conseguir superar a crise atual que traz prejuízos para as organizações. Em vista disso, este tema traz dicas de como lidar com a pandemia, em relação ao time, soluções, clientes, administração e parceiros. E apresenta algumas medidas adotadas por grandes empresas (AMBEV, Chico Rei), além de trazer um bônus no final.

  • Trabalhando as soluções e modelo de negócios 
  • Se posicionando no mercado e gerando vendas
  • Organizando a gestão e operações
  • Práticas para o administrativo e financeiro
  • Mantendo o time e cultura
  • Bônus

Trabalhando as soluções e modelo de negócios

Uns dos grandes desafios estão sendo produzir escala e continuar trabalhando com o modelo de negócios tradicional para a empresa, onde entrega o mesmo produto ou serviço, trabalhando com os mesmos processos e equipes e entregando uma experiência incrível e muito valor para o cliente. Observamos que muitas empresas tiveram que se reinventar no contexto atual. Vemos muitas empresas, desde pequenos negócios a grandes fazendo mudanças para não deixar que a produção seja realizada e o atendimento do cliente seja a afetado. Você já recebeu um banner aí no WhatsApp daquele açaí da sua rua dizendo “Entregamos na sua casa!”, ou já viu uma marca reinventar seu modelo de negócios da noite para o dia?

Foi o caso da Dobra, fabricante de carteiras feitas de papel conhecida no Brasil todo que trouxe uma proposta diferente agora, a Dobraflix, tendo um site totalmente de conteúdo. Acessa lá, tem muito conteúdo interessante para quem quer  agregar conhecimento e aplicar em seu empreendimento.

A mensagem aqui é: Reinvente-se! É hora de fazer diferente.

Se posicionando no mercado e gerando vendas

O momento atual está um pouco delicado para gerar receita, uma das maiores dicas dos mais experientes é aproveitar o momento para fazer posicionamento de marca. É hora de aproveitar sua equipe de marketing, alocar mais pessoas para produção de conteúdos e criação de novas ideias. Faça lives, eBooks, materiais ricos que valorizem seus produtos/serviços, consiga de alguma forma entregar valor para seus clientes. 

Muitas empresas já sentiram nas últimas semanas o impacto nas suas vendas e mais uma vez, invista no marketing que entregue real valor para seus clientes. Percebemos a movimentação da maioria das grandes organizações ao disponibilizar conteúdos, cursos e acesso gratuito aos seus produtos. Empresas que estão até mudando sua marca para gerar consciência na população e se posicionar. Como o próprio McDonalds e Ambev.

Se posicione agora!

Organizando a gestão e operações

Fique em casa! Neste momento único, como trabalhar em casa? Muitas empresas estão adotando o home-office por completo, algumas estão com uma parcela dos colaboradores na organização e outra parcela em suas residências, outras estão em funcionamento “normal”. Mas o que temos certeza é que não está normal. Todos nós fomos afetados de alguma forma em nossa gestão e operações, mas temos a oportunidade de validar processos e trazer novas perspectivas de trabalho no dia a dia, onde nossas atividades podem ser mais produtivas e que tragam melhores experiência para os colaboradores e clientes. Teste, desde reuniões onlines até atendimentos personalizados ao cliente de forma virtual. Como você pode encarar esse desafio e tirar oportunidades de melhorar?

Práticas para o administrativo e financeiro

As bolsas na China reabriram em fevereiro com a maior queda em 5 anos, de 8%. no dia 25 de fevereiro, bolsas nos Estados Unidos e Europa também fecharam em queda – e a B3, em São Paulo, teve queda acentuada no dia 26. No dia 2 de março, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu sua projeção de crescimento global em 0,5 pontos percentuais – de 2,9% a 2,4%.

Percebemos que a economia mundial está sendo afetada e consequentemente os empreendedores sentem isso no bolso, é hora de cortar gastos, priorizar o que é essencial para o funcionamento da empresa nas condições atuais, olhando para as ações/dicas que sugerimos anteriormente. Vale a pena também olhar para os benefícios e auxílios que o governo trouxe nos últimos dias para empreendimentos, que podem te ajudar a segurar nesses tempos.

Mantendo o time e cultura

Empresas que têm como um dos seus maiores pilares de força a cultura e o engajamento do time buscam trazer práticas que não deixem que se perca essa conexão em tempos de distanciamentos. As grandes empresas que são pautadas pelo propósito e missão buscam “executar a missão, sempre, fazendo o que podemos fazer dentro do cenário que estamos com os recursos que possuímos”.

Para que o time continue junto, se agarre a missão da empresa, crie uma visão clara de como irão passar por esse cenário e como pensam na recuperação após a pandemia. Como será o retorno? Qual  a sua estratégia para passar pela pandemia?

Bônus

Queremos te ajudar!

Dentro desses 5 pilares apresentados acima, sabemos que muitas empresas estão com dificuldades específicas que afetam diretamente a manutenção e crescimento nesse contexto. Por isso, queremos de alguma forma te auxiliar! 

Vou deixar o meu número aqui para contato:

(31) 98487-7763 (WhatsApp), Danrlei Diegues, Presidente da Porte Empresa Jr.

Vamos bater um papo e trocar experiências!

Deixe um comentário