Atualmente, um assunto que tem sido muito discutido em nossa sociedade é a importância da busca por meios de aumentar a eficiência energética nos serviços. Isso acontece pois além de trazer benefícios do ponto de vista financeiro, também é muito importante para a preservação do meio ambiente.
Continue a leitura e entenda como funciona a eficiência energética e como é possível economizar na conta de luz.
Quando falamos de eficiência energética estamos nos referindo ao desempenho de um determinado serviço utilizando-se da menor quantidade possível de energia. Ou seja, é fazer mais com menos. É a relação entre a quantidade de energia utilizada e aquela disponível para sua realização.
Exemplo: uma lâmpada incandescente possui uma eficiência energética de apenas 8%, ou seja apenas 8% da sua energia é realmente transformado em luz, enquanto os 92% restantes de energia são perdidos em forma de calor.
Enquanto isso, a lâmpada fluorescente tem uma eficiência energética de 32% e os 68% restantes são perdidos também em forma de calor.
Mas não é somente com a energia elétrica que a eficiência energética pode ser perseguida. Ela pode ser aplicada também com automóveis. Por exemplo, ao se medir a quantidade de energia presente no combustível com aquilo que realmente é transformado em movimento no veículo.
Ou seja, uma lâmpada desligada não é mais eficiente que uma acesa. Ao apagar as luzes você vai estar conservando a energia, economizando-a.
Você sabia que 10% de toda energia gerada no Brasil é desperdiçada anualmente? Muito desse cenário se dá em decorrência dos aparelhos eletrônicos. Uma vez que estes desperdiçam a maior parte de sua energia na forma de calor e não realizam sua função original com a eficiência esperada.
Mas como resolver esse cenário? Nós temos algumas dicas, anota aí!
Um bom exemplo que pode ser feito por qualquer um para obter uma maior eficiência energética é trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED.
Além disso, essa troca pode apresentar uma economia de energia e redução no consumo da sua conta de luz que pode chegar a até 90%. Muita coisa, não?
Pode-se optar também por instalações sustentáveis para minimizar os impactos causados pela necessidade cada vez maior de geração de energia. Uma vez que utilizamos as grandes usinas hidrelétricas que trazem altos custos ambientais.
Por isso também, é importância da adoção de medidas para otimização do uso da energia. Uma solução pode ser o investimento em instalações sustentáveis, como a energia solar, a captação de água das chuvas, dentre outras.
O selo PROCEL é uma maneira de orientar o consumidor para quando estes forem comprar produtos eletrônicos. Quando o aparelho recebe o selo é uma garantia de menor consumo de energia.
Uma das melhores maneiras de economizar energia é utilizando equipamentos eletrônicos mais eficientes. Segundo um estudo realizado pelo próprio PROCEL (Centro Brasileiro de Informação em eficiência energética) esse tipo de medida podem gerar uma economia de 8,8% no consumo
O selo funciona da seguinte maneira: é aplicado uma etiqueta nos eletrodomésticos, que irá indicar o grau de eficiência energética do aparelho. Essa eficiência varia de A, sendo esta mais eficiente até G, os menos eficientes.
Se você acha que gasta demais com energia e deseja buscar alternativas para diminuir os gastos com a energia elétrica a solução para você está no projeto de eficiência energética.
O projeto consiste na avaliação dos sistemas consumidores de energia de uma edificação, seu estudo e proposta de ações para aumentar sua eficiência; proporcionando a redução de custos com consumo de insumos energéticos e hídricos.
Entre em contato clicando aqui e solicite um diagnóstico gratuito agora mesmo!
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.