O Projeto Paisagístico consiste na composição do ambiente enquanto um complemento da Arquitetura. Deve ser pensado enquanto um espaço arquitetônico, que volta sua atenção para os aspectos ambientais e estéticos do local, onde deve-se prezar por uma boa ventilação e iluminação.

Como se compõe um projeto paisagístico? Qual o seu valor para a arquitetura do ambiente? Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre as especificidades desse projeto.

Como funciona o Projeto Paisagístico?

Para a realização do projeto devem ser levados em consideração aspectos técnicos e funcionais do ambiente. Nesse tipo de projeto, estão envolvidos diferentes áreas como Artes, Design, Geografia e Botânica, por exemplo. O profissional, portanto, deve se atentar a itens como pisos, texturas, as características climáticas na região, o tipo de solo, a topografia, dentre outros aspectos que terão influência direta no tipo de projeção a ser feita para cada ambiente.

As etapas do Projeto Paisagístico

O primeiro passo para projetar uma paisagem consiste em uma análise minuciosa do ambiente para identificar possíveis problemas onde será feito o projeto. Essa etapa é primordial, pois em caso de construções em locais não adequados para determinadas vegetações podem trazer muitos prejuízos para o cliente.

Por exemplo, imagine que não seja realizada a análise do solo no local, e este não apresente os nutrientes necessários para o desenvolvimento da vegetação. Corre-se o risco, portanto, de perder tudo o que foi feito.

Feita a análise, inicia-se o planejamento para inserção dos elementos vegetais no ambiente, levando em consideração os aspectos estéticos, funcionais e, claro, técnicos. Nessa etapa é importante que cliente e profissional estejam alinhados com os objetivos para o ambiente, para que este seja realizado de acordo com as necessidades dos moradores.

Dicas para o cliente atentar-se durante a elaboração do projeto paisagístico

  • A primeira dica é você acompanhar de perto o projeto junto com o profissional para garantir que o seu jardim fique o mais personalizado possível.
  • Pesquise plantas de outros projetos para pegar inspirações.
  • Informe-se sobre a manutenção de cada planta antes de adquiri-la para o seu projeto.

Vantagens da aquisição do projeto paisagístico

Uma das principais vantagens na aquisição do projeto é o acréscimo de valor ao imóvel. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, o paisagismo pode aumentar em cerca de 10% a 30% o valor do imóvel. Ele irá auxiliar também na integração das pessoas com o ambiente, valorizando o contato com a natureza, proporcionando momentos mais relaxantes, o que afeta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Além, claro, de sua valorização estética.

O Projeto na Porte

É realizado para criar melhores condições de conforto ambiental e estética desde jardins de casa até praças e espaços comuns das cidades. Nele, são previstos os ornamentos e vegetação mais viáveis para o local, sempre prezando pela qualidade do ambiente para uma boa ventilação e iluminação. 

Saiba mais sobre o procedimento e solicite um orçamento através desse link.

Deixe um comentário