4 VANTAGENS DE CONTRATAR UM ARQUITETO PARA PROJETO DE INTERIORES:






Ao construir ou reformar é comum que surjam dúvidas acerca de qual profissional contratar. Quando se fala de projeto de interiores, o designer de interiores e o Arquiteto possuem atribuições similares. Entretanto, há diferenças entre suas qualificações, que podem impactar o custo, a complexidade e o resultado da sua obra. A seguir, vamos apresentar as funções principais de cada profissional para te ajudar a identificar qual deles é o melhor para o seu caso!

Publicado em: 15/09/2023

Puv

Tempo de leitura: 13 minutos

Navegue pela página:

O QUE FAZ UM DESIGNER DE INTERIORES?

O trabalho do Designer de interiores abrange alguns conceitos similares aos dos Arquitetos. Para começar a diferenciá-los, trazemos aqui a definição do trabalho designer de Interiores segundo a ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores): “especialista nos trabalhos de projeto e configuração dos espaços e ambientes interiores, visando ao conforto, à estética, à saúde e segurança, através de uma metodologia de design centrada no usuário e no respeito aos aspectos sociais (…)”.

Dessa forma, o designer de interiores trabalha principalmente organizando, projetando e criando espaços permanentes ou temporários atendendo aos aspectos e as necessidades específicas de cada cliente. Entretanto, o profissional não pode propor ou executar ideias estruturais, modificar portas e janelas, ou ainda alterar a infraestrutura de sistemas elétrico, hidráulico e sanitário.

O QUE FAZ UM ARQUITETO?


A gama de trabalhos que um arquiteto pode realizar é extensa e de acordo com a Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010 do Conselho Nacional de Educação, que institui as diretrizes curriculares do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, os arquitetos e urbanistas são: profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

Assim, o principal diferencial é a visão e o conhecimento amplo sobre todos os aspectos importantes quando tratamos sobre projeto de interiores, e é por isso que são ideais na resolução de questões de todos os níveis de complexidade e no entendimento das necessidades dos projetos de forma mais específica. Considerando isso, trazemos 4 benefícios de contratar um arquiteto para um projeto de interiores, para te ajudar a entender mais sobre o assunto e fazer a melhor escolha!

Veja a seguir alguns dos benefícios:

1 - Um arquiteto considera a obra, o orçamento e os prazos no projeto:

Um dos principais motivos pelos quais, ao começar ou dar continuidade a uma obra, um profissional capacitado deve ser contratado é o fator imprevisibilidade. Construir demanda tempo, energia e dinheiro, o que muitos não sabem é que com o auxílio de um profissional qualificado é possível reduzir todos esses gastos e obter um resultado mais coerente.

Os principais custos de uma obra são a mão-de-obra e os materiais, assim, é muito importante a atenção a esses pontos em particular pois são fatores que são extremamente custosos e há a grande possibilidade de que sejam estendidos pela necessidade de refazer, corrigir ou reformar em pouco tempo de uso se não houver alguém responsável por pensar a melhor forma de execução desde o momento do projeto.

E porque um arquiteto é um profissional capaz de realizar essa tarefa? Pelo simples fato de que a sua capacitação engloba todos os estágios de uma construção, do início do projeto até a conclusão da obra. Incluindo também gestão de obra, o que significa que um bom profissional da área é sim capaz de, ao projetar, prever e solucionar possíveis problemas de execução e dessa forma influenciar no tempo e custo da mesma. No caso de projetos de interiores, a aparente simplicidade pode enganar, ainda é necessário despender uma quantia considerável na execução desse tipo de projeto e ter um arquiteto te auxiliando a evitar gastos desnecessários ou incoerentes na obtenção do resultado esperado.

2 - O arquiteto não mexe só com beleza, ele também entende de estrutura:

Para que a ideia estética e funcional idealizada pelo arquiteto junto do cliente seja efetivada é necessário compreender o que é necessário em termos construtivos, ou seja, se a ideia é possível de ser concretizada. Para isso, o arquiteto é capacitado para conseguir articular conhecimentos sobre instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas, e para entender o funcionamento da estrutura, o que é de suma importância para que o seu projeto dos sonhos seja viável.

Vamos a um exemplo: você busca um projeto de interiores para a reforma de dois cômodos que se tornarão um, a intenção é unir a cozinha e a sala de jantar que são atualmente cômodos separados em um belo conceito aberto, para isso você pretende derrubar uma parede, inverter a posição da sua cozinha e abrir uma nova janela. O arquiteto, nesse caso, não servirá apenas para desenhar a nova disposição do cômodo, ele será o responsável por analisar a possibilidade de quebra da parede que une os cômodos, analisar as implicações da alteração da cozinha e ver se a janela de fato pode ser aberta naquele local. A partir disso, será possível entender sobre a melhor solução para aquele espaço.

3 - Entendimentos de instalações elétricas e de iluminação de ambientes

O projeto de instalações elétricas deve ser harmonizado e integrado com os demais projetos, com fiações bem distribuídas e dimensionadas a fim de facilitar a execução e manutenção, garantia que todos os equipamentos da residência possam ser utilizados sem que um interfira no funcionamento do outro e também a especificação de tomadas e interruptores criativos e personalizados para o projeto. Os profissionais da arquitetura são habilitados a realizar esse projeto para residências pequenas e circuitos de baixa potência. Além de poderem realizar projetos luminotécnicos que quando combinados com o de interiores são capazes de gerar valor, bem estar e conforto para o usuário daquele ambiente.

4 - Conhecimento aprofundado acerca de materiais

Os profissionais da arquitetura tem um conhecimento atual sobre precificação de materiais, tendências e além disso, sabem sobre as propriedades específicas, resistência e o desempenho termo-acústico de cada um. O que corrobora para um projeto atual, econômico e com conforto.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco: A Porte Empresa Júnior pode te ajudar com o seu Projeto de Interiores unindo qualidade de uso dos espaços pelos usuários, conforto, funcionalidade, estética e economia. Entre em contato e faça seu orçamento gratuito, temos especialistas em Interiores prontos para te atender!!

 

Elton Júnior – Arquitetura

Heloísa Paiva – Arquitetura

Gabriele Gouvêa – Arquitetura

Entre em contato conosco!

[form id="4973"]

Deixe um comentário