CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Com a conscientização sobre a limitação do uso da água potável, questões referentes à importância da preservação dos recursos hídricos, ganham a cada dia maior destaque. Diante das técnicas de aproveitamento de água pluvial em edificações, encontramos soluções sustentáveis que contribuem para uso racional da água, preservando tecnicamente os recursos hídricos para as futuras gerações.

O reaproveitamento da água da chuva é uma solução de abastecimento gratuito que pode ser utilizado tanto nas regiões de seca, como em locais de maior infraestrutura, a fim de diminuir os gastos com a conta de água.

Além dos benefícios citados, a captação da água da chuva ainda contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas.

COMO FUNCIONA A CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA ?

 

Existem diferentes sistemas de captação da água pluvial, mas resumidamente a água coletada pelo sistema de calhas tradicional é direcionada a um tubo de queda de água, onde se encontra um filtro seletor que irá separar os resíduos sólidos (folhas e impurezas que ficam nas calhas), despejando a água filtrada em um reservatório inferior (cisterna) para o armazenamento. A cisterna pode ser subterrânea, sem necessidade de ficar aparente, nela a água passa por um tratamento com cloro orgânico.

Uma bomba direciona a água armazenada na cisterna para o reservatório superior (caixa d’água) onde será distribuída para os vasos sanitários, para a lavanderia e para as torneiras externas. Ambos os reservatórios necessitam de um “ladrão”, um sistema simples que impede a água armazenada de transbordar.

ilustracao_captacao

VANTAGENS :

 

○ Redução do consumo de água da rede pública e do custo de fornecimento da mesma,
○ Evita a utilização de água potável onde esta não é necessária, como por exemplo, na descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos, etc;
○ Os investimentos de tempo, atenção e dinheiro são mínimos para adotar a captação de água pluvial na grande maioria dos telhados, e o retorno do investimento ocorre a partir de 2 anos e meio;
○ Faz sentido ecológica e financeiramente não desperdiçar um recurso natural escasso em toda a cidade, e disponível em abundância no nosso telhado;
○ Ajuda a conter as enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios;
○ Encoraja a conservação de água, a auto-suficiência e uma postura ativa perante os problemas ambientais da cidade.

Economia de Água com Sistemas de Captação Pluvial

 

Com a utilização de sistemas de captação pluvial é possível reduzir em até 60% os gastos com o abastecimento de água. O brasileiro consome em média 200 litros diários de água, destes cerca de 32% são usados na descarga de vasos sanitários e mictórios; 14% na lavagem de roupas; e 8% destinados a lavagem de automóveis, de áreas externas e irrigação.

 

 

Infografico_Captacao_AguaChuva_45x32_BR_2

 

A Porte Empresa Jr conta com o projeto de captação de água pluvial em sua carta de serviço, além de outros projetos que você confere aqui.

Há mais de 15 anos, a Porte Empresa Jr. realiza projetos em Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e Elétrica, com uma equipe de alta performance focada em buscar a melhor solução para os nossos clientes.
  • Faculdade de Engenharia, sala 4240 Campus da UFJF – Bairro Martelos. Juíz de Fora
  • (32) 2102-3430