No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data em que celebramos e refletimos sobre o papel da mulher frente a sociedade. A data é importante para comemorar as conquistas sociais, econômicas e políticas alcançadas pelas mulheres ao longo dos anos.
Não somente isto, neste dia é importante refletirmos sobre as lutas que as mulheres ainda enfrentam nos dias atuais para alcançarem o devido reconhecimento em suas carreiras.
Ainda hoje, apesar de todos os avanços, apenas 30% dos profissionais de ciências exatas no mundo são mulheres. Os dados são da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Muitas conquistas já foram alcançadas, mas ainda há muita luta pela frente. Por isso, para comemorar esta data vamos listar algumas mulheres notáveis que contribuíram para o avanço de suas profissões e que ainda hoje inspiram diversas jovens a fazerem o mesmo. Confira!
Lina Bo Bardi (1914) se formou pela Escola de Arquitetura de Roma em 1939. Ela se mudou para o Brasil em 1946, quando foi convidada para criar o Assis Chateaubriand Museu de Arte de São Paulo (MASP), projeto este que se tornou um dos mais importantes de toda América Latina.
Primeira mulher negra no Brasil a se formar em Engenharia pela UFPR em 1945.
Iniciou sua trajetória profissional como auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. Em 1947 foi chamada pelo governador para trabalhar no Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica.
Projetos renomados assinados por ela: uma das responsáveis pelo Plano Hidrelétrico do Paraná, atuando também no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu. A Usina Capivari-Cachoeira é um dos projetos assinados por Enedina.
Zaha Hadid (1950) é umas das mulheres de maior relevância da arquitetura mundial. Em 2004, ela se tornou a primeira mulher a receber o maior prêmio da arquitetura, o Pritzker. Foi a única mulher até então a ter recebido a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.
Zaha tem como características projetos curvilíneos, orgânicos, sem definição linear. Principais projetos: Heydar Aliyev Center, Vitra Fire Station.
Responsável por uma das principais contribuições para a engenharia de redes sem fio. A Teoria Lamarr, que recebeu seu nome, é base até hoje para o desenvolvimento de diversas tecnologia de comunicação, como as redes de Wi-Fi, por exemplo.
Hedy, que também era uma famosa atriz de cinema da década de 1930, tem como principal projeto em sua carreira na engenharia, o desenvolvimento de um sistema de comunicações de controle remoto para os militares dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi a primeira mulher a se formar em Engenharia Elétrica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1918.
Seu principal projeto, que revolucionou a Engenharia Elétrica na época, foi a invenção da Clarke Calculator. Um dispositivo que era usado para solucionar interferências em linhas de transmissão de energia elétrica.
Agende uma reunião gratuita.
Porte JR © 2024 | Todos os direitos reservados.