A Porte Empresa Jr. trabalha com diversos projetos da área de Engenharia Ambiental e Sanitária, contando sempre com a motivação e eficiência de nossos futuros engenheiros ambientalistas e sanitaristas, além de excepcionais profissionais orientadores. Eis nossa gama de projetos:

Cadastro ambiental rural (CAR)

É um registro público, eletrônico, de abrangência nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais. Tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico, e também de combate ao desmatamento.

Projeto de Compostagem

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica como estrume, folhas, papel e restos de comida num material semelhante ao solo a que se chama composto e que pode ser utilizado como adubo. Esse processo dá finalidade adequada para mais de 50% do lixo biodegradável, estrutura e aduba o solo e aumenta a retenção de água nele. Nossa empresa oferece também projeto para compostagem de grande porte, como por exemplo, de material de indústria alimentícia.

Dimensionamento de Tanque Séptico

Tanques sépticos são unidades de fluxo horizontal destinadas ao tratamento primário do esgoto por sedimentação, flotação e digestão. São indicados para áreas desprovidas de rede pública coletora de esgotos e também como alternativa em áreas providas de rede coletora local em que seu diâmetro e/ou declividade sejam reduzidos ou na qual não seja possível despejar o esgoto. O uso do tanque séptico evita a poluição do solo e de corpos d’água e assim a incidência de doenças de origem hídrica. A Porte Empresa Jr. realiza dimensionamento de tanque séptico tanto para pequenas residências quanto para condomínios.

Análise de Qualidade da Água

Baseia-se em análises físico-químicas e microbiológicas em laboratório do recurso hídrico requerido pelo cliente (como um poço, açude, torneira de casa), determinando sua potabilidade para o uso estabelecido (por exemplo, para consumo, regar plantas ou lavar a casa).

Fertirrigação

É uma técnica eficiente e econômica de aplicação de fertilizantes e água no solo através de um sistema de irrigação.

Consultoria Ambiental

Avaliação e diagnóstico da situação apresentada pelo cliente do ponto de vista ambiental e elaboração de um plano de ação que garanta sua conformidade com a legislação. A Porte Empresa Jr. presta consultoria a pessoas físicas e empresas.

Tratamento de Efluentes

• Alagado construído: Alagados construídos ou wetlands são sistemas de tratamento de águas residuárias (qualquer efluente líquido gerado em um sistema de produção), constituídos por canais rasos com plantas aquáticas, que são as responsáveis pela remoção da matéria orgânica do efluente por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Apresentam moderado custo de instalação e reduzida manutenção e consumo de energia, além de apelo estético paisagístico.

• Biodigestores: São câmaras fechadas onde é colocado o material orgânico para decomposição, gerando biogás e biofertilizante. O biogás pode ser utilizado em fogões de cozinha, lampiões, secadores diversos, motores de combustão interna, entre outros; enquanto o biofertilizante pode ser usado como adubo na agricultura.

• Caixa de gordura: A caixa de gordura tem como objetivo reter gordura, graxas e óleos contidos no esgoto. O projeto que oferecemos consiste em seu dimensionamento.

• Reator UASB: O Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (UASB) utiliza um processo biológico de tratamento no qual os compostos orgânicos são biodegradados e digeridos por meio de uma transformação anaeróbia (sem presença de oxigênio), resultando na remoção de altas cargas orgânicas e aproveitamento energético do biogás.

• Rampa de escoamento: É um método de tratamento de esgoto doméstico que consiste na disposição do efluente líquido na parte superior de terrenos de pequena declividade e baixa permeabilidade. O efluente percorre por gravidade todo o terreno, que é recoberto por uma vegetação que age como um filtro. O escoamento superficial apresenta baixos custos de implantação, operação e manutenção, além de permitir que seu efluente seja empregado na irrigação de alguma cultura agrícola. Outra vantagem é a possibilidade de geração de uma biomassa que pode ser agregada à alimentação de animais ou incorporada em solo cultivável.

Há mais de 15 anos, a Porte Empresa Jr. realiza projetos em Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e Elétrica, com uma equipe de alta performance focada em buscar a melhor solução para os nossos clientes.
  • Faculdade de Engenharia, sala 4240 Campus da UFJF – Bairro Martelos. Juíz de Fora
  • (32) 2102-3430